O plantel do Liverpool juntou-se, esta sexta-feira, para prestar nova homenagem a Diogo Jota e ao irmão André Silva em Anfield, numa cerimónia que também contou com a presença da família dos dois futebolistas.
Todos os jogadores do Liverpool, que arrancou os trabalhos de pré-época esta semana, levaram uma flor na mão para deixar junto ao memorial, tal como os pais de Diogo Jota e André Silva, bem como a companheira de Jota, Rute Cardoso.
O Liverpool fez um registo da homenagem nas plataformas oficiais, mostrando algumas fotografias, mas os adeptos do Liverpool que estavam presentes em Anfield testemunham o momento e acabaram por registar o mesmo em formato de vídeo - em imagens que o Desporto ao Minuto optou por não divulgar.
Our squad and staff paid their respects to Diogo Jota and Andre Silva at Anfield today, alongside members of the brothers’ family.
— Liverpool FC (@LFC) July 11, 2025
Nova homenagem no domingo
O Liverpool terá o primeiro jogo particular desta pré-temporada já no domingo, frente ao Preston, e fará novo tributo a Diogo Jota, tal como anunciou Billy Hogan, CEO do Liverpool, na quinta-feira.
"Temos o jogo de domingo em Deepdale e é claro que os vamos recordar nesse jogo. Depois temos a digressão, depois voltamos a Anfield e depois começa a época, por isso estamos a pensar em todos esses momentos. É claro que queremos ter a certeza de que fazemos a coisa certa e que recordamos devidamente o André e o Diogo", explicou o dirigente dos reds.
O Liverpool acabaria por informar, em comunicado, que o jogo terá início às 15:00 e será antecedido da interpretação do hino do clube 'You'll Never Walk Alone' [Nunca caminharás sozinho], com o Preston a depositar uma coroa de flores junto dos adeptos do campeão inglês.
"Será observado um minuto de silêncio em memória do Diogo e do André e serão exibidos tributos nos ecrãs e nos 'leds' nas laterais do jogo. Os jogadores das duas equipas vã usar fumos negros", escreve o clube inglês.
Na mesma nota oficial, o Liverpool adianta ainda que o Preston criou um programa de homenagem, com mensagens escritas para os dois jogadores portugueses.
Morte trágica há mais de uma semana
Foi já há mais de uma semana que Diogo Jota e André Silva morreram vítimas de um acidente de viação em Espanha. Na madrugada de dia 3 de julho, os dois irmãos despistaram-se em Zamora e acabaram por perder a vida, numa morte trágica que deixou abalado o mundo do desporto.
O avançado internacional português vestia a camisola do Liverpool, emblema que representava há cinco anos e pelo qual venceu, recentemente, a Premier League, juntando, ainda, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga. DIogo Jota também se sagrou campeão do Championship, o segundo escalão inglês, ao serviço do Wolverhampton.
Depois de ter feito formação no Gondomar e do salto para o Paços de Ferreira, o avançado representou por uma época o FC Porto, por empréstimo do Atlético de Madrid, sendo depois cedido pelos espanhóis ao Wolverhampton, no qual esteve durante três anos - antes do salto para o Liverpool.
Na seleção nacional, Diogo Jota totalizou 49 internacionalizações e 14 golos, tendo conquistado duas edições da Liga das Nações, a mais recente no mês passado, em Munique.
Leia Também: Jovens acompanharam Steven Gerrard em homenagem tocante a Diogo Jota