O Benfica anunciou, esta sexta-feira, ter chegado a um acordo com Jorge Jesus após o treinador português ter feito entrar no Tribunal Arbitral do Desporto, ontem, quinta-feira, uma queixa por "incumprimento contratual".
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a um entendimento com o seu antigo treinador, Jorge Jesus, relativamente a um acerto fiscal de IRS e que lhe era devido contratualmente", pode ler-se no comunicado das águias, que garante que o caso está mesmo encerrado.
"O clube agradece a colaboração de Jorge Jesus e dos seus representantes na resolução de todo este processo que, desta forma, se encerra em definitivo", conclui o Benfica.
Recorde-se que Jorge Jesus, de 70 anos, havia movido uma ação no TAD contra a SAD do Benfica por incumprimento salarial, de acordo com a lista de pedidos entrados, que são publicados no site do organismo.
Jorge Jesus assinou duas passagens pelo Benfica, a primeira entre 2009/10 e 2014/15, período no qual arrecadou três campeonatos, uma Supertaça e uma Taça de Portugal.
Acabaria por sair para o rival Sporting no verão de 2015, e já depois de ter passado por Flamengo e Al-Hilal, Jorge Jesus voltou ao comando técnico do Benfica 2020/21, mas acabou por sair a meio da temporada seguinte, sem conseguir os títulos da primeira passagem pela Luz.
Benfica havia prometido rápida resolução
Instantes depois de ter dado entrado o processo no TAD, o Benfica reagiu em forma de comunicado, garantindo que tudo seria resolvido "muito em breve".
"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que teve recentemente conhecimento da pretensão do seu antigo treinador, Jorge Jesus. O clube já encetou conversações com os representantes de Jorge Jesus e tem total convicção de que tudo será resolvido de forma amigável a contento de ambas as partes, muito em breve", podia ler-se na nota oficial emitida na manhã de quinta-feira.
Advogado de Jesus desvalorizou caso
Por se turno, o advogado do treinador Jorge Jesus afirmou, também na quinta-feira, em declarações à Lusam que não existia nenhum conflito entre o técnico e o Benfica, explicando que a abertura de uma ação no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) se tratou de "mera cautela processual".
"Não há problema algum, não há nenhum conflito e contencioso, foi por mera cautela, por causa dos prazos de prescrição, mas basicamente isto tem a ver com o acerto de IRS que a Autoridade Tributária fez ao Jorge. O Jorge, por força do contrato, é credor dessa quantia em relação ao Benfica, mas o devedor fiscal era o Jorge, então pagou de imediato aquilo que a Autoridade Tributária corrigiu e agora, por mera cautela, nós vamos na ação, mas isso não tem nenhum conflito com o Benfica", disse Luís Miguel Henrique, numa resposta enviada à agência Lusa.
Leia Também: Jorge Jesus processa Benfica por incumprimento contratual