O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou, esta sexta-feira, castigos a Zeno Debast e Geovany Quenda que falham, assim, a Supertaça Cândido Oliveira contra o Benfica, agendada para 31 de julho, no Estádio do Algarve. A dupla do Sporting ficará, então, fora das contas do treinador Rui Borges para o primeiro jogo oficial dos leões em 2025/26.
Segundo garante o jornal Record, na origem da decisão do CD está uma participação do Benfica contra os dois jogadores na sequência dos festejos de campeão do rival Sporting.
Ainda no relvado do Estádio José Alvalade, após o duelo contra o Vitória SC (2-0), na derradeira jornada da I Liga, Debast fotografou Quenda que exibiu uma camisola com uma imagem do colega Ricardo Esgaio e a frase "Falas muito, chupa c******".
A mesma frase, recorde-se, foi dirigida por Esgaio, precisamente na ronda anterior, para Nicolás Otamendi, capitão do Benfica, no dérbi que ocorreu na Luz, e os encarnados entenderam que se tratou de uma provocação por parte de Debast e Quenda.
O Conselho de Disciplina da FPF decidiu, assim, dar razão ao Benfica e os dois jogadores do Sporting vão falhar a Supertaça, que curiosamente irá opor os dois rivais de Lisboa, mas desta vez a sul do país, no Algarve.
Recorde-se que o mesmo CD está ainda a analisar a instauração de processos disciplinares a mais dois jogadores do Sporting, Matheus Reis e Maxi Araújo, por conta da "participação remetida através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e participações apresentadas por César Boaventura e pela Benfica SAD".
Leões seguem para estágio amanhã
É já no sábado que a equipa principal do Sporting partirá para Lagos, no Algarve, para realizar um estágio de pré-temporada. Rui Borges irá liderar a comitiva leonina que já contará com Geovany Quenda e Conrad Harder, que estiveram ao serviço das respetivas seleções no Campeonato da Europa de sub-21, mas não deverá poder contar com Viktor Gyokeres, que vai mesmo avançar com uma greve de forma a forçar a transferência para o Arsenal.
No Algarve, refira-se, os leões vão ter dois jogos particulares. No dia 16, quarta-feira, defrontam os escoceses do Celtic, que contam com dois portugueses (Jota e Paulo Bernardo), ao passo que no dia 21, segunda-feira, será a vez de o Sporting medir forças com os ingleses do Sunderland, recentemente promovidos à Premier League.
Os Leões partem amanhã para o Algarve #PréÉpocaSCP
— Sporting CP (@SportingCP) July 11, 2025
https://t.co/xr36Rbh1ql pic.twitter.com/41TB3bR7kp
[Notícia atualizada às 18h02]
Leia Também: Autogolo salva Sporting frente ao Torreense (sem Viktor Gyokeres)