Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

História diz que Benfica só cai em Alvalade e levanta 'caneco' no Bessa

Estatisticamente, a equipa de Rui Vitória é candidata a vencer sete dos oito duelos que restam na I Liga. Já o conjunto de Nuno Espírito Santo, leva a vantagem em seis dos últimos oito jogos.

História diz que Benfica só cai em Alvalade e levanta 'caneco' no Bessa
Notícias ao Minuto

08:07 - 24/03/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Registo

O campeonato está ao rubro e é já na próxima jornada, a 1 de abril, que o líder Benfica recebe o segundo classificado FC Porto, naquela que se antecipa uma luta titânica pela conquista do campeonato nacional.

Os encarnados procurarão vencer para aumentar para quatro pontos a vantagem para o segundo lugar, aos passo que os dragões tentarão ascender ao topo da I Liga, ainda que, para tal, estejam obrigados a contornar a história.

Clássico pende para as águias...

É que, das 82 vezes que ambos os clubes se defrontaram na Luz para o campeonato português, apenas por 15 os azuis e brancos conseguiram de lá sair com os três pontos. O empate registou-se em 25 vezes, ao passo que as águias saíram vitoriosas por 42, ou seja, em 51% dos jogos.

Olhando para o passado dos confrontos que restam aos dois principais candidatos à conquista do título, ambos sairão vencedores nas duas jornadas seguintes – a equipa de Rui Vitória contra Moreirense e Marítimo, o conjunto de Nuno Espírito Santo frente a Belenenses e Sporting de Braga – até que, a 22 de abril, a distância entre ambos ficará, novamente, reduzida para apenas um ponto.

...mas dérbi pende (ligeiramente) para os leões

O FC Porto irá receber o Feirense – equipa que venceu nas quatro vezes em que se defrontaram no Dragão para a I Liga – ao passo que o Benfica visitará o Sporting.

Ora, das 82 vezes que ambos jogaram em Alvalade, os leões somaram 32 vitórias. Apenas mais uma do que as águias, mas que, estatisticamente, os coloca na frente para este duelo. A confirmar-se, será este encontro o responsável pela reaproximação entre os dois primeiros classificados.

A partir daí, o Benfica defronta Estoril, Rio Ave, e Vitória de Guimarães, ao passo que o FC Porto joga contra Chaves, Marítimo e Paços de Ferreira. Mais uma vez, se a história contar para algo, ambos sairão vitoriosos dos respetivos jogos.

Um campeonato para resolver no Bessa

Assim sendo, as duas equipas entrarão na última jornada com apenas um ponto de diferença. O Benfica visita o Boavista, duelo esse em que é estatisticamente favorito, e, em caso de vitória, sagra-se matematicamente campeão, independentemente daquilo que acontecer no Dragão, que, historicamente, é… uma incógnita.

Isto porque FC Porto apenas por seis vezes jogou no reduto do Moreirense para a I Liga. Venceu três e empatou outras três. O jogo poderá, no entanto, já não contar para estas contas, caso todas as anteriores se confirmem.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório