Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Noite endiabrada de Aubameyang coloca águias fora da rota europeia

Avançado gabonês foi o destaque da partida ao fazer um hat trick. Benfica revelou-se pouco inspirado ofensivamente.

Noite endiabrada de Aubameyang coloca águias fora da rota europeia
Notícias ao Minuto

20:38 - 08/03/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Oitavos-de-final

O Benfica foi, esta quarta-feira, derrotado com estrondo pelo Borussia Dortmund (4-0), num jogo relativo à 2.ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Depois de, na 1.ª mão, os encarnados terem obtido uma vantagem de um golo, a formação de Rui Vitória não conseguiu parar um Dortmund que se revelou implacável no capítulo da finalização. 

Golo madrugador surpreendeu encarnados 

O Benfica apareceu em Dortmund com uma novidade no esquema tático. Rui Vitória, ao contrário do que tem feito ao longo da temporada, apostou num 4x3x3, com o meio-campo a ser formado por um duplo pivot (Samaris e André Almeida) com Pizzi a ficar nas costas de Mitrolgou. 

O técnico encarnado também deu a titularidade a Cervi, abdicando assim de Carrillo e Zivkovic.

O jogo, no entanto, começou da pior forma para os encarnados que viram Aubameyang inaugurar o marcador logo aos quatro minutos. Na sequência de um canto, o internacional gabonês só teve de encostar depois de um primeiro desvio. 

Com o golo, a formação germânica tornou-se mais pragmática, optando por tentar ter a bola e esperar pelo erro da formação encarnada. 

Por seu lado, perante a igualdade na eliminatória, o Benfica elevou o nível de intensidade e tentou criar situações de perigo. O corredor direito encarnado era o mais solicitado - e o mais competente, diga-se - com Salvio e Nélson Semedo a formarem uma boa parelha. 

Apesar do esforço de ambas as partes, a primeira parte acabaria sem grandes ocasiões de golo, para além daquela que deu a vantagem, no jogo, ao Dortmund. 

Germânicos resolveram na segunda parte

A segunda parte ficou marcada pela apatia ofensiva dos encarnados. Apenas no início dos segundos 45 minutos é que os encarnados criaram perigo junto da baliza à guarda de Burki, por intermédio de Cervi. 

Depois disso, o jogo foi todo do Dortmund. A formação amarela e preta tentava sempre procurar a velocidade de Aubameyang que acabaria por ser crucial nos dois tentos marcados na segunda parte. 

Primeiro, aos 59 minutos, participou diretamente na jogada que resulta no segundo golo do Dortmund, por intermédio de Pulisic. Depois, aos 61 minutos, apareceu nas costas de Lindelof e Luisão e fez o terceiro tento germânico, complicando ainda mais o sonho encarnado. 

Mas o golo que fechou a eliminatória aconteceu aos 85 minutos, com a Aubameyang a completar o hat trick e a acabar, de vez, com o sonho europeu encarnado. 

Momento do jogo: Pulisic faz o segundo golo e destrói sonho europeu. O golo do jovem norte-americano acabou por ser crucial nas contas do jogo e da eliminatória. A estadia do Benfica na Liga dos Campeões terminou nesse momento. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório