Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dois dos cinco mais poderosos do futebol inglês são portugueses

Daily Telegraph considera Jorge Mendes e José Mourinho, respetivamente, terceiro e quarto mais importantes em Inglaterra.

Dois dos cinco mais poderosos do futebol inglês são portugueses
Notícias ao Minuto

10:37 - 05/10/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Lista

O reputado jornal britânico Daily Telegraph publicou, esta quarta-feira, uma lista com aquelas que considera as 50 pessoas mais poderosas do futebol inglês.

A lista é liderada por um homem cujo nome poderá não dizer muito aos portugueses: Richard Scudamore, diretor-executivo da Premier League. Quando assumiu funções, em 1999, “os contratos de direitos televisivos valiam pouco mais de dez milhões de libras [11,3 milhões de euros]. No último leilão de direitos, há 18 meses, só a Sky Sports pagou mais de dez milhões de libras por jogo”.

“Ninguém foi mais responsável pelo impressionante sucesso financeiro da Liga mais rica do mundo do que Scudamore, que inclusive fez a abolição do monopólio dos direitos da Sky funcionar a seu favor, ao criar um dos mais diabólicos processos de licitação no desporto”, acrescenta.

Segue-se Pep Guardiola, “a mais original mente técnica moderna e uma enorme influência no futebol no século XXI” e, de uma assentada, dois portugueses: Jorge Mendes e José Mourinho.

Falando do primeiro, o Telegraph fala do “homem cuja fortuna acompanhou a trajetória ascendente do seu primeiro cliente, José Mourinho. É rotineiramente referido como um super-agente. Mas essa alcunha pouco faz para iluminar a extensão do poder do português, que agora vai muito além das meras negociações de contrato”.

Referindo-se aos negócios concretizados por Jorge Mendes, como Diego Costa, Di María, Mangala ou Falcao, o jornal escreve que “é assim que trabalha, de uma maneira de colocação mundial de jogadores e treinadores de ‘coça as minhas costas que eu coço as tuas’. E, agora, parece que todos os clubes ingleses parecem estar envolvidos nessa estratégia. Hoje em dia, como prova o caso do Valência, até organiza compra de clubes. O que é sempre útil quando procura local de emprego para os seus clientes”.

Já no que toca a Mourinho, a publicação descreve-o como “uma das figuras de mais alto perfil, que mais títulos faz, bem sucedido, carismático, cotável e reconhecível no futebol. Mourinho mudou o panorama da Premier League quando chegou ao Chelsea em 2004 e a sua influência reverberou desde então”.

“Onde quer que vá e o que quer que diga, rende e, ainda que a sua influência ao nível do que acontece em jogos e resultados tenha vindo a diminuir – treinadores mais jovens e mais dinâmicos, como Pep Guardiola, ultrapassaram-no – é uma força incrível no futebol, com um magnetismo e um significativo valor comercial, e que ninguém consegue ignorar”, conclui.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório