Yacine Brahimi explica saída do FC Porto e confessa: "Dói um pouco..."

Internacional argelino, atualmente nos quadros do Al-Gharafa confessa que a "decisão de trocar a Europa pelo Qatar foi mais de homem do que de jogador", mas assegura que não está arrependido.

PORTO, PORTUGAL - NOVEMBER 28:  Yacine Brahimi of FC Porto reacts during the Group D match of the UEFA Champions League between FC Porto and FC Schalke 04 at Estadio do Dragao on November 28, 2018 in Porto, Portugal.  (Photo by Quality Sport Images/Getty

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
23/08/2025 06:36 ‧ há 3 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

Yacine Brahimi concedeu uma extensa entrevista à edição deste sábado do jornal O Jogo, na qual explicou os motivos que o levaram a abandonar o FC Porto, no verão de 2019, a 'custo zero', para seguir viagem rumo ao Qatar, onde representou, primeiro, o Al-Rayyan, e, atualmente, o Al-Gharafa, conjunto orientado pelo treinador português Pedro Martins.

 

"Estou muito feliz, não foi fácil sair do FC Porto, pela grandeza do clube e os anos. Mas, em poucos meses, no Qatar, já me sentia contente. A verdade é que esta Liga tem crescido muito, cada época melhora o nível de jogadores, de estruturas e profissionalismo. Estou a tentar fazer a minha parte, dando o melhor de mim também com essa atração da Liga dos Campeões Asiática. Estou contente de jogar aqui, levo uma vida maravilhosa, também para as minhas crianças e mulher. Mas trabalho duro para estar mais perto do máximo nível", afirmou.

"A minha decisão de trocar a Europa pelo Qatar foi mais de homem do que de jogador. Não contou tanto o futebol, fui mais ao encontro da vida que precisava, de alguns aspetos culturais que queria cuidar para a minha família. Mas sou muito competitivo e espero os maiores desafios. Durante estes anos, primeiro, no Al Rayyan, agora, no Al-Gharafa, tive ofertas, mas respeitei os meus contratos. Estou bem aqui, sou bem tratado, estou muito confortável com a minha família. Nunca pensei em sair", acrescentou.

"Devíamos ter ganho mais títulos"

O internacional argelino alinhou de dragão durante cinco anos, somando 54 golos e 34 assistências ao cabo de 215 partidas oficiais. Pelo meio, conquistou um título de campeão nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, um registo que, confessa o próprio, lhe sabe a pouco.

"Com os jogadores que tínhamos, o grupo envolvido, pelo que jogávamos, devíamos ter ganho mais títulos. Tenho esse sabor amargo de ter conquistado só um campeonato. Mas aprendi muito, vivi por dentro um dos melhores clubes do mundo, tanto pelos jogadores, como estrutura e ainda pelo profissionalismo. Era tudo de máximo nível", referiu.

"Foram cinco anos fantásticos para mim, como homem também. Mas ficou mal ganhar só uma Liga, é uma tristeza que ficou e sempre me custa quando perguntam por isso. Devíamos ter ganho muito mais do que um campeonato, uma Taça e uma Supertaça. De resto, foi tudo positivo. Desejo o maior sucesso ao FC Porto", acrescentou.

O avançado de 35 anos de idade assegura, ainda assim, que continua a seguir a formação azul e branca, a par e passo: "O FC Porto é, sinceramente, o clube que me ficou no coração, o mesmo se passa com a cidade e os adeptos. Foram cinco anos memoráveis. Claro que, quando não ganham, e os anos recentes não têm sido fáceis, dói um pouco".

"Estou seguro de que vai voltar aos seus melhores anos, ao seu melhor nível e vencer muitos títulos. O FC Porto é um clube assim! Mas sabemos que existem tempos mais difíceis, períodos de mudança. Em breve, os portistas vão ver a sua equipa ganhar tudo", rematou.

Leia Também: Brasileiros colocam FC Porto numa luta a três por central do Flamengo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho e a impressionante coleção do Sporting (com CR7 e Pelé)

Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho e a impressionante coleção do Sporting (com CR7 e Pelé)

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas