O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita anunciou, esta sexta-feira, que irá colocar os seus quatro clubes à venda. Isto tem implicações para vários portugueses, já que os emblemas na posse do grupo incluem o Al Nassr, treinado por Jorge Jesus e onde jogam Cristiano Ronaldo, João Félix e Otávio, assim como do Al Hilal, onde a bandeira lusa está representada por Rúben Neves e João Cancelo.
De acordo com o Daily Mail, que cita o jornalista saudita Ahmed Alaijan, este fundo quer diminuir os custos e o investimento que tem feito nos últimos anos, estando disposto a vender a totalidade dos clubes a investidores privados que estejam interessados.
É importante, no entanto, referir que este fundo apenas detém 75% da totalidade de cada um dos quatro clubes, ainda que os 25% restantes, que estão na posse do Ministério do Desporto da Arábia Saudita também estejam à venda.
Segundo esta fonte, um dos emblemas já tem um candidato principal para ficar como novo dono, com o Al Hilal a ser o preferido de Al Waleed bin Talal, um príncipe saudita que é conhecido pelo 'empréstimo' de um jato privado banhado a ouro que foi buscar Neymar Jr. a Paris para rumar ao clube saudita, pelo que é considerado um membro dourado do Al Hilal.
O investimento feito nos últimos anos por parte do PIF fez parte de um plano do país chamado projeto Vision 2030, que implicava um investimento, que irá continuar noutras áreas e desportos - como o UFC e o boxe, entre outros -, de forma a fazer crescer o desporto na Arábia Saudita a uma escala mundial.
Conforme é possível ler no comunicado lançado pela Liga saudita, os clubes começarão a ser monitorizados a nível financeiro de forma a poder continuar um crescimento sustentável do futebol no país.
Confira o comunicado na íntegra:
"O projeto centra-se no acompanhamento da execução dos orçamentos aprovados, no controlo das despesas operacionais e na racionalização das despesas», lê-se num comunicado.
Estes esforços visam minimizar o risco de responsabilidades financeiras futuras e reforçar a capacidade dos clubes para alcançarem a estabilidade financeira e um crescimento sustentável num ambiente operacional mais profissional.
Estas medidas de desenvolvimento demonstram o compromisso do Ministério do Desporto em permitir que os clubes operem num quadro financeiro estável e integrado.
Esta abordagem apoia o crescimento do setor desportivo e reforça a sua sustentabilidade a longo prazo, em consonância com os objetivos da Visão Saudita 2030 de construir um ambiente desportivo profissional baseado na governação, transparência e sustentabilidade".
Um dos últimos grandes investimentos feito foi... num ex-Benfica
O Al Hilal formalizou, no início do mês de agosto, a contratação do antigo avançado do Benfica Darwin Nuñez. O internacional pelo Uruguai chega do Liverpool e vai ser rival de João Félix, Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Arábia Saudita. O treinador português chegou, inclusive, a orientar o avançado sul-americano ao serviço dos encarnados.
O clube sediado em Riade não revelou os valores que estão envolvidos na operação, mas, de acordo com a imprensa internacional, a contratação do avançado custa 53 milhões de euros mais bónus aos sauditas.
Darwin Núñez rubricou um contrato válido por três épocas com o clube onde pontificam os portugueses João Cancelo e Rúben Neves e que é orientado pelo italiano Simone Inzaghi.
Leia Também: Gesto de João Félix e Cristiano Ronaldo em êxtase. Al Nassr mostra tudo