"Benfica passou o jogo sem avançado. Pavlidis teve de fazer de Ríos"

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Gaspar Ramos não esconde o desagrado face ao jogo da primeira mão do playoff da Liga dos Campeões, apesar de dar grandes hipóteses aos encarnados para chegar à fase de liga.

Benfica's Greek forward #14 Vangelis Pavlidis (L) fights for the ball with Fenerbahce's Dutch defender #24 Jayden Oosterwolde during the UEFA Champions League play off first leg football match between Fenerbahce (TUR) and Benfica (POR) at the Fenerbahce S

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
22/08/2025 07:14 ‧ há 2 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Exclusivo

Benfica e Fenerbahçe empataram esta quarta-feira numa partida sem grande 'sumo' para espremer, já que não houve grandes oportunidades a mencionar, e tudo por decidir no Estádio da Luz, na próxima semana, no jogo da segunda mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões.

 

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Gaspar Ramos não esconde o desagrado face ao jogo da primeira mão do playoff da prova milionária, apesar de considerar que a equipa de Bruno Lage tem as condições necessárias para bater a equipa turca e marcar presença na fase regular da maior prova de clubes europeus. 

O ex-dirigente do emblema das águias refere ainda que Richard Ríos e Enzo Barrenechea não demonstraram todo o potencial que lhes é atribuído pelo mundo do futebol.

"Acho que o resultado foi bom. Claro que foi um jogo em que as duas equipas pareciam mais preocupadas em não sofrer golos, pouco atrativo e onde não se viu grande qualidade de parte a parte", começa por dizer o antigo dirigente das águias.

"O Benfica na primeira parte esteve melhor e na segunda parte o Fenerbahçe subiu de rendimento. Mas o que fica é o resultado. Na segunda mão, penso que as coisas são favoráveis ao Benfica, porque tem melhor equipa. É necessário que os jogadores rendam ao nível que todos nós desejamos. O Benfica tem condições para poder passar este playoff", continua.

Argolada de Florentino quase fazia mossa. Benfica decide playoff na Luz

Argolada de Florentino quase fazia mossa. Benfica decide playoff na Luz

Benfica entrou melhor na partida, mas acabou o encontro a defender um nulo que acabou por ser o resultado mais apetecível depois da expulsão de Florentino Luís. Eliminatória vai decidir-se em Lisboa.

Rodrigo Querido | 21:52 - 20/08/2025

"A mudança de um sistema tático para a segunda mão é fundamental. A pressão dos adeptos no Estádio da Luz não é maior nem menor que na Turquia. Penso que será equivalente a Istambul. O rendimento da equipa é que poderá ser a diferença, em que os jogadores que temos, que estão muito bem referenciados, embora ainda não tenham rendido aquilo que parecia que poderiam render", analisa.

"Refiro-me sobretudo aos dois médios [Richard Ríos e Enzo Barrenechea] adquiridos e penso que, se eles caminharem no sentido de dar aquilo que é expectável por parte dos adeptos, acredito que o Benfica poderá mesmo ganhar por ter melhor plantel", atira Gaspar Ramos, antes de fazer um apelo a Bruno Lage.

Falta um criativo ao plantel do Benfica? 

"O 4x4x2 é sempre a melhor solução. Já o foi no passado e, no meu ponto de vista, permite ao Benfica atacar com mais segurança. O 4x3x3 que estava a ser desenvolvido pode até manter-se, se o homem que aparecer no lugar do Florentino for de características mais ofensivas, que jogue mais perto dos avançados. Sobretudo porque temos o Aursnes, que pode fazer muito bem esse papel, porque é necessário que o Benfica ataque mais e crie mais ocasiões de golo, que faltaram no jogo da primeira mão", refere.

"O Aursnes poderá fazer o papel de jogador mais criativo, embora talvez o Benfica precise mesmo de mais um jogador. Passámos este jogo praticamente a jogar sem um ponta de lança, com o Pavlidis a vir buscar jogo atrás e a baixar até à defesa. Esse é um papel que tem de ser feito pelos outros dois médios mais ofensivos, referenciados com essas características. Mesmo jogando em 4x4x2, os dois avançados têm de ficar mais à frente. Não podem jogar tão atrás, porque vão ser criadas menos oportunidades de golo", remata Gaspar Ramos.

Leia Também: "Vieira está a cometer um erro enorme. Os benfiquistas não se esquecem"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Georgina Rodríguez volta a destacar-se com ousadia (e filhos)

Georgina Rodriguez

Georgina Rodríguez volta a destacar-se com ousadia (e filhos)

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Futuro de Miguel Oliveira: "As minhas capacidades são maiores do que fiz"

MotoGP

Futuro de Miguel Oliveira: "As minhas capacidades são maiores do que fiz"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas