O Sporting continua à procura de reforçar o plantel às ordens de Rui Borges e quer tentar fechar a contratação de um extremo até ao encerramento deste mercado de transferências de verão. Prova disso é que os leões têm jogado em três tabuleiros nas últimas semanas, ainda que nenhum dossiê esteja perto de ficar encerrado.
O nome que mais agrada à estrutura do Sporting, e que tem sido alvo de mais conversações no decorrer dos últimos dias, é o de Jota Silva. Velho conhecido de Rui Borges desde os tempos em que se cruzaram ao serviço do Vitória SC, o extremo do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, está decidido a voltar a Portugal para reforçar as alas dos verde e brancos.
A informação colocada a circular nos últimos dias revela que a intenção do Sporting é a de garantir um empréstimo do avançado de 26 anos, incluindo uma opção de compra no final da época. No entanto, os ingleses preferem transferir o luso em definitivo para Alvalade, com vista à venda de, pelo menos, 50% do passe.
O internacional por Portugal estará, tal como o Desporto ao Minuto já avançou, disposto a reduzir o salário que aufere em Inglaterra, de forma a possibilitar o fecho das negociações entre os dois clubes. Contratado a troco de sete milhões de euros pelo Nottingham no verão do ano passado, Jota Silva somou quatro golos e duas assistências num total de 37 jogos pelos ingleses, sendo que foi titular por apenas nove ocasiões.
Outro dos nomes em cima da mesa para reforçar o ataque Yeremay Hernández. O extremo espanhol completou formação no Real Madrid e no Las Palmas, antes de 'explodir' ao serviço do Deportivo da Corunha, clube pelo qual somou 15 golos e cinco assistências nos 39 jogos em que foi utilizado na passada temporada.
Os responsáveis do emblema sediado na Corunha têm-se mostrado inflexíveis, insistindo que não têm qualquer intenção de libertar a jovem promessa por um valor inferior a 30 milhões de euros fixos. Os leões já apresentaram uma proposta de 25 milhões de euros e uma variável de cinco milhões de euros que foi imediatamente rejeitada pelos responsáveis da formação que milita no segundo escalão do futebol espanhol.
O criativo espanhol assinou há cerca de dois meses um novo contrato válido até junho de 2030 (com opção para prolongar o mesmo por mais três épocas) e está 'blindado' por uma cláusula de rescisão no valor de 35 milhões de euros.
Yeremay já terá, inclusive, um acordo com o Sporting. O jornal A Bola referiu nos últimos dias que estará na forja um vínculo válido para as cinco próximas temporadas, com uma cláusula de rescisão no valor de 100 milhões de euros. Resta agora 'partir pedra' junto do emblema espanhol para tentar assegurar o extremo.
Dada a intransigência do Desportiva, o Sporting tem procurado uma alternativa a Yeremay para o reforço do lado esquerdo do ataque e também tem Kevin na lista de opções. O brasileiro, de 22 anos, foi lançado na equipa principal do Palmeiras por Abel Ferreira em 2021. Acabou por transferir-se para o Shakhtar em 2023 a troco de 12 milhões de euros, mais três por objetivos. E tem brilhado ao serviço do clube ucraniano nas últimas épocas.
O maior problema do Sporting é, para já, as exigências do Shakhtar que está a pedir cerca de 30 milhões de euros para dar início às negociações. O Fulham, de Marco Silva, também está na pista do extremo canarinho e já se dispôs a oferecer 50 milhões de euros.
Na época passada, Kevin participou em 35 jogos do Shakhtar, onde realizou nove golos e quatro assistências. O atleta paulista tem, também ele, um contrato em vigor até junho de 2030, o que obrigaria a SAD de Frederico Varandas a um elevado investimento.
É caso para dizer que, como disse uma vez Herman José na música 'A Canção Do Beijinho', ora dá cá um e a seguir dá outro, depois dá mais um que... só dois extremos é pouco. Uma coisa é certa neste dossiê do reforço do extremo. Neste momento, tudo leva a crer que, seja quem for escolhido para reforçar o lado esquerdo do ataque leonino, será mesmo batido o recorde de reforço mais caro de sempre do clube de Alvalade.
Até ao momento, esse desígnio pertence a Viktor Gyokeres, que chegou a Alvalade no verão de 2023, proveniente do Coventry City, a troco de 24 milhões de euros. Um avançado que entretanto foi vendido para o Arsenal e que deve financiar esta operação.
Leia Também: Jota Silva disposto a 'cortar' no salário para rumar ao Sporting
Leia Também: Tito Arantes Fontes aponta "mediocridade" no Benfica: "Falar Calimero..."