O FC Porto selou, no presente mercado de transferências de verão, a contratação de dois defesas-centrais, que são os casos do polaco Jan Bednarek e do croata Dominik Prpic, mas não desiste de encontrar um novo reforço para o eixo defensivo.
Depois de, nos últimos dias, o FC Porto ter sido colocado na rota de Jakub Kiwior, jogador do Arsenal, eis que do Brasil chegam informações de que o clube azul e branco pode estar de olho num outro central, por conta das dificuldades no processo de negociação com os londrinos pelo jogador da Polónia.
De acordo com o portal brasileiro Globo Esporte, o FC Porto realizou uma sondagem por Léo Pereira, central que pertence aos quadros do Flamengo. Porém, a equipa orientada por Francesco Farioli não é a única atenta a este jogador de 29 anos. Também os espanhóis do Sevilla e do Valencia estão na pista do internacional pelas camadas jovens do Brasil.
Ainda assim, os três clubes europeus enfrentam um valente problema. O trio levou uma nega por parte do Flamengo, que não está interessado em negociar o passe de Léo Pereira nesta fase importante da temporada.
A mesma publicação garante ainda que a única possibilidade de Léo Pereira abandonar o Flamengo até ao final do mercado de transferências na Europa seria deposita o valor da cláusula de rescisão. O jogador está ligado ao clube do Rio de Janeiro até junho de 2027 e encontra-se protegido por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Contratado ao Athlético Paranaense em 2020 - chegou, inclusive, a ser orientado por Jorge Jesus ao serviço do Mengão-, Léo Pereira rapidamente se estabeleceu como um jogador importante no Flamengo. O central é titular absoluto na equipa orientada por Filipe Luís. Ao todo, disputou 39 partidas em 2025, sendo 38 delas como titular, e marcou quatro golos.
Kiwior também na agenda do FC Porto
André Villas-Boas ainda não está totalmente satisfeito com o atual plantel do FC Porto e está em negociações com o Arsenal para a contratação de Jakub Kiwior. As últimas informações reveladas pela estação televisiva britânica Sky Sports davam conta de que os azuis e brancos estavam dispostos a ultrapassar os 30 milhões de euros pelo defesa polaco.
Ao que tudo indica, os dragões estão a discutir com o Arsenal uma operação a título de empréstimo, mas com obrigação de compra. No total, o valor da transferência de Kiwior pode chegar aos 23 milhões de libras (qualquer coisa como 26,6 milhões de euros), um montante que já inclui a taxa de empréstimo.
Kiwior, que tem mais três anos de contrato com o Arsenal, está longe de ser visto como primeira opção para o treinador Mikel Arteta.
Leia Também: Zé Pedro não é para emprestar. FC Porto rejeita proposta e aponta preço