O Tribunal Central Administrativo do Sul deu, esta terça-feira, provimento à providência cautelar apresentada pelo Sporting a propósito de uma das duas sanções aplicadas a Matheus Reis, na sequência da tão badalada final da Taça de Portugal, na qual o Sporting levou de vencida o Benfica, por 1-3, após prolongamento.
O Desporto ao Minuto sabe que, tal como foi noticiado pelo jornal A Bola, em causa está o jogo de castigo aplicado ao lateral-esquerdo, por lhe terem sido atribuídas as palavras "Aqui, nós pisa na cabeça", num vídeo publicado pelo clube de Alvalade (e posteriormente, apagado), nas redes sociais.
Esta decisão surge já depois de este mesmo organismo ter rejeitado uma outra providência cautelar submetida pela direção liderada por Frederico Varandas, esta, referente à suspensão de quatro jogos de que o brasileiro foi alvo, por pisar a cabeça de Andrea Belotti, já fora das quatro linhas.
Este lance, recorde-se, teve lugar já no período de compensação do 'escaldante' dérbi lisboeta disputado no Estádio Nacional do Jamor, quando os leões estavam em desvantagem, por 0-1, e não mereceu qualquer tipo de sanção disciplinar por parte do árbitro, Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.
Instantes depois, Renato Sanches acabaria por derrubar Viktor Gyokeres na área das águias, provocando uma grande penalidade que o próprio internacional sueco (entretanto, vendido ao Arsenal, a troco de uma verba que pode superar os 76 milhões de euros) viria a converter, para 'empurrar' o jogo para o tempo extra.
Aí, o conjunto orientado por Rui Borges impôs-se e consumou a reviravolta no marcador, à 'boleia' dos remates certeiros da autoria de Conrad Harder e Francisco Trincão, que lhe valeram a conquista da prova-rainha do futebol nacional.
'Via aberta' para o FC Porto
A sentença total de Matheus Reis fica, desta maneira, reduzida a quatro partidas, das quais o próprio já cumpriu três, tendo falhado os duelos com Benfica (derrota, por 0-1, na Supertaça Cândido de Oliveira), Casa Pia (vitória, por 0-2, na jornada inaugural da I Liga) e Arouca (goleada, por 6-0, na segunda ronda).
O quarto e último jogo de castigo terá lugar já no próximo sábado, pelas 18h00 (hora de Portugal Continental), quando o Sporting se deslocar ao Estádio da Madeira, no Funchal, para medir forças com o Nacional, pelo que ficará livre para defrontar o FC Porto, no tão aguardado Clássico da quarta jornada do campeonato nacional, em Alvalade, agendado para as 20h30 do dia 30 de agosto.
Ameaças levaram-no a repensar
A controversa final da Taça de Portugal motivou intensa discussão, dentro, mas, sobretudo, fora das quatro linhas, ao ponto de o próprio Matheus Reis ter chegado a ponderar seriamente a possibilidade de abandonar o Sporting, na sequência das ameaças de morte de que a sua família foi alvo, por parte de adeptos rivais, nas redes sociais.
O jogador de 30 anos de idade (que termina contrato já no final da presente temporada, pelo que poderá comprometer-se com qualquer outro clube, a 'custo zero', a partir de janeiro de 2026) foi, inclusive, associado ao interesse do Palmeiras, equipa orientada pelo treinador português Abel Ferreira, mas a hipótese de regressar a 'casa' terá, entretanto, caído por terra.
Leia Também: "Taberna de Rui Borges? Não perdia tempo a responder a quem o minimizou"