Nas pistas de MotoGP, Marc Márquez tem levado a melhor na disputa contra Álex Márquez na época de 2025 - seguindo isolado na frente do campeonato. Mas, num confronto entre duas e quatro rodas, quem levará a melhor?
Foi o que a Audi España procurou constatar, num frente-a-frente entre um Audi RS e-tron GT e a Ducati Panigale V4 S (uma avançada superbike do construtor de Borgo Panigale) - em que os protagonistas são os dois irmãos espanhóis.
Os dois veículos apresentam uma velocidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 2,5 segundos. O objetivo foi ver quem era mais veloz em aceleração pura numa reta.
Primeiro, aos comandos da Ducati esteve Marc Márquez, enquanto Álex Márquez se colocou no cockpit do Audi. Depois, os irmãos trocaram de posição.
Nas duas tentativas, houve um desfecho idêntico: o Audi teve um arranque claramente melhor, sendo depois apanhado gradualmente pela Ducati até cortarem a meta quase em simultâneo.
O Audi RS e-tron GT
Apresentado no ano passado, o Audi RS e-tron GT é um carro desportivo 100 por cento elétrico, capaz de debitar 857 cv de potência e de atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Tem 'Launch Control' e perfis sonoros distintos à escolha do condutor.
A autonomia anunciada é de 598 km graças a uma bateria nova com 105 kWh de capacidade, ao passo que o tempo para carregar dos 10 aos 80 por cento (em carregamento rápido) ronda os 18 minutos. E, em apenas dez minutos, é possível obter 280 km. Há suspensão ativa.
O modelo tem um tejadilho e outros elementos em fibra de carbono, material tão típico de carros de alto desempenho. A aerodinâmica não foi descurada no design, de aspeto desportivo - cujas entradas de ar dianteiras são, também, em fibra de carbono.
Por dentro, encontra-se um volante desportivo com dois satélites de controlo, que permitem não só selecionar o modo de condução, como também ativar o 'push-to-pass'. O automóvel está munido de Audi Virtual Cockpit Plus com layout específico e de serviços Audi Connect.
A Ducati Panigale V4 S
Também lançada em 2024, a mais recente Ducati Panigale V4 S é a moto de estrada mais próxima da competição que o fabricante tem na sua gama.
Dispõe de um motor Desmosedici Stradale V4 com tecnologia derivada do MotoGP, de 1.103 centímetros cúbicos e capaz de debitar 216 cv de potência e 120,9 Nm de binário. Está associado a uma caixa de seis velocidades.
A moto italiana tem um ecrã digital TFT de 6,9 polegadas como base do painel de instrumentos e jantes em alumínio forjado de cinco raios. Distingue-se da Panigale V4 de entrada pelas suspensões eletrónicas totalmente ajustáveis da Öhlin à frente e atrás.
Em termos aerodinâmicos, estiveram envolvidos técnicos da Ducati Corse, que trabalharam em conjunto com o Centro Stile. Há elementos e linhas que seguem o exemplo das motos de MotoGP, como o defletor ou a menor superfície da carenagem.
Leia Também: Miguel Oliveira termina na 'cauda' da tabela e deixa Áustria sem pontos