Miguel Oliveira deu, ao início da tarde deste domingo, por terminado mais um fim de semana 'para esquecer', no Campeonato do Mundo de MotoGP. Desta feita, não conseguiu ir além de uma 17.ª posição no Grande Prémio da Áustria.
Se, na sexta-feira, nos treinos livres, o Falcão foi ao chão (juntamente com Fabio Quartararo), devido a uma fuga de óleo na mota de Jack Miller (que acabaria por ser sancionado com uma multa de 1.000 euros e uma sanção de cinco minutos), o sábado não foi melhor, visto que terminou a fase de qualificação com apenas o 18.º melhor tempo.
Na corrida sprint, o piloto português também não foi feliz, já que foi 18.º classificado (só não foi último devido às desistências de Raúl Fernández e Francesco Bagnaia), e, na prova principal propriamente dita, a tendência negativa acabou por manter-se.
O homem da Prima Pramac Yamaha começou mal, e chegou mesmo a rodar no 20.º e último lugar. Já na segunda metade da prova, acelerou (e beneficiou das quedas de Fabio di Giannantonio e Jorge Martín), para terminar no 17.º, superando apenas Jack Miller.
Marc Márquez segue imparável
Quem teve bem mais motivos para sorrir foi Marc Márquez. O piloto espanhol partiu da quarta posição, depois de uma queda o ter afastado da discussão pela 'pole position', mas não se deixou afetar e 'disparou' rumo àquela que foi a sexta vitória consecutiva no Mundial de MotoGP.
O homem da Ducati Lenovo Team cruzou a linha da meta do Red Bull Ring, em Spielberg, com uma vantagem de 1.118 segundos sobre o compatriota Fermín Aldeguer e de 3.426 segundos sobre Marco Bezzecchi (que partiu do primeiro lugar, mas não conseguiu segurá-lo).
Feitas as contas, com este resultado, Marc Márquez passa a somar 418 pontos e isola-se ainda mais na liderança da classificação geral, passando, agora, a deter uma vantagem de 142 pontos sobre Álex Márquez (que foi décimo classificado) e de 197 sobre Francesco Bagnaia (que foi oitavo).
Bem mais abaixo, no 24.º posto, encontra-se Miguel Oliveira, com apenas seis pontos, tantos quanto Augusto Fernández (que não chegou a correr). Aliás, feitas as contas, o piloto português só conseguiu pontuar em três corridas, até ao momento (na Tailândia, quando foi 14.º, em Aragão, quando foi 15.º, e em Itália, quando foi 13.º).
Segue-se uma semana de descanso
O Campeonato do Mundo de MotoGP entra, agora, numa semana de pausa, estando o regresso às pistas agendado para o fim de semana que decorrerá de 22 a 24 de agosto, com o tão aguardado Grande Prémio da Hungria, que irá realizar-se no Circuito de Balaton Park, em Balatonfókajár.
A primeira sessão de treinos livres irá realizar-se pelas 09h45 (hora de Portugal Continental) de sexta-feira, e a segunda pelas 09h10 de sábado. No sábado, a fase de qualificação começa às 09h50, e a corrida sprint às 14h00. Finalmente, no domingo, o 'evento principal' tem início marcado para as 13h00.
Leia Também: Miguel Oliveira averba pior registo no sprint do GP da Áustria