Ataque informático deixou radares sem funcionar neste país europeu

Os Países Baixos foram afetados em julho passado por um ataque informático, que deixou diversos radares de velocidade sem funcionar. O problema, ainda não resolvido, afetou duas estradas do país.

Câmara, autoestrada nos Países Baixos

© Rijdende Redactie / Shutterstock

Bernardo Matias
18/08/2025 16:33 ‧ há 2 horas por Bernardo Matias

Auto

Radares

Duas estradas dos Países Baixos ficaram com vários radares de deteção de velocidade inoperacionais no passado mês de julho, devido a ataque informático.

 

Segundo a emissora NOS, foram afetados radares fixos, móveis e de velocidade média nas estradas A e N, durante o ataque informático ao Ministério Público que ocorreu a meio de julho.

A entidade desligou-se da internet por precaução e, com isso, os radares deixaram de funcionar. No entanto, não foram atacados diretamente pelos 'hackers' - e sim desligados pelo próprio MP, tal como todos os sistemas.

De acordo com o Leeuwarder Courant, o Gabinete Central de Processamento do Ministério Público confirma que há problemas com o funcionamento dos radares de velocidade. Não é possível controlar o sistema na retaguarda - o que levou ao desativamento das unidades que foram afetadas.

A normalidade está a regressar apenas de forma gradual ao Ministério Público neerlandês, que ainda regista atrasos nos processos e só há poucos dias recuperou acesso aos emails. Não é possível reativar todos os radares com os procedimentos normais - precisamente por estarem outros sistemas ainda 'fora do ar' e pela cautela exigida numa situação tão sensível como é um ataque informático.

Larissa Taal, porta-voz do organismo neerlandês, garantiu que não há qualquer motivo para alarme na quantidade de radares de velocidade inoperacionais. Rejeitou precisar quantos são e quais as províncias em que se encontram. Também frisou a importância de repor rapidamente a normalidade nos radares e no ecossistema do Ministério Público como um todo.

Leia Também: Multa de mais de 95.000€ por 27 km/h de excesso de velocidade na Suíça

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas