"Taberna de Rui Borges? Não perdia tempo a responder a quem o minimizou"

Em declarações exclusivas prestadas ao Desporto ao Minuto, Fernando Mendes, antigo jogador do Sporting, deixa elogios ao trabalho que o treinador mirandelense tem feito desde que chegou a Alvalade, apontando para um campeonato difícil.

LISBON, PORTUGAL - AUGUST 17: Head Coach Rui Borges of Sporting CP during the Primeira Liga match between Sporting CP and FC Arouca at Estadio Jose Alvalade on August 17, 2025 in Lisbon, Portugal. (Photo by Carlos Rodrigues/Getty Images)

© Getty Images

Rodrigo Querido
19/08/2025 07:51 ‧ há 1 hora por Rodrigo Querido

Desporto

Exclusivo

Ao cabo de duas jornadas do campeonato, o campeão em título Sporting leva duas vitórias e outras tantas exibições que convenceram os seus adeptos. Depois do triunfo em Rio Maior diante do Casa Pia (0-2), os verde e brancos golearam o Arouca por 6-0, no primeiro jogo realizado no 'renovado' Estádio de Alvalade esta temporada.

 

A lua de mel no Sporting parece estar para durar, mas nem sempre foi assim nos últimos tempos. A derrota na Supertaça Cândido de Oliveira diante do rival Benfica, por 0-1, levou muitos adeptos a questionarem as capacidades de Rui Borges em liderar o plantel dos verde e brancos. Críticas essas que já adivinham da época passada, mesmo depois do leões terem selado a dobradinha e a conquista do bicampeonato.

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Fernando Mendes, ex-jogador do Sporting, falou sobre estas críticas, considerando que as mesmas são injustas. O antigo internacional por Portugal acredita que o técnico mirandelense vai levar os leões a mais um título.

"A Supertaça foi uma final e o Sporting não conseguiu vencer num jogo equilibrado. Vieram jogadores novos que têm de se ambientar ao clube e aos colegas. As críticas fazem parte. Não nos podemos esquecer que mesmo na época passada, e isto é uma coisa curiosa, o Rui Borges chegou ao Sporting numa situação complicada. Foi bicampeão nacional e as críticas mantiveram-se. Acho que é uma coisa inacreditável. Todos os treinadores têm a sua forma de jogar e ele, nesse aspecto, vincou que queria jogar desta maneira, mudando o sistema que o Sporting estava a ter", começou por dizer o antigo jogador.

"Na época passada, no primeiro jogo, manteve a sua ideia e depois voltou atrás. Agora, com mais tempo, as coisas estão a correr bem. Há muito campeonato pela frente, o Sporting fez dois bons jogos para o campeonato, venceu com toda a justiça, mas agora há que continuar e não embandeirar em arco. É preciso trabalhar, os reforços também vão melhorar de certeza. Mas vai ser um campeonato duro", vincou.

Notícias ao Minuto Rui Borges chegou ao Sporting no final do ano de 2024.© Getty Images  

Fernando Mendes recordou ainda que Ruben Amorim também foi muito criticado aquando da aposta no esquema de três centrais, que acabou por levar o Sporting à conquista de três títulos de campeão nacional nos últimos anos, e destacou a forma como a equipa reagiu à saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal neste verão.

"Não nos podemos esquecer que quando o Ruben Amorim chegou ao Sporting, muitos também criticaram a forma como o Sporting jogava e ele não a mudava. O Sporting conseguiu ser campeão três vezes com ele, apesar de no último ser saído a meio. Os jogadores são inteligentes. Quando se trabalha um sistema de jogo muito consistentemente, como foi o caso de Ruben Amorim, os jogadores vão-se habituando àquela forma de jogar, mas jogadores têm de ser flexíveis também. Para jogar em clubes desta dimensão, não é só jogar de uma maneira, têm de saber jogar de outra maneira também. Cada treinador tem a sua forma de estar", vincou o antigo jogador, pedindo tempo para que as alterações preconizadas por Rui Borges para esta temporada surtam o efeito pretendido.

"Foi muito tempo a jogar de uma maneira, é uma questão de tempo dos jogadores também se habituarem a jogar de outra maneira. Com certeza que a maioria destes jogadores que estão no Sporting também, antes de virem para cá, não jogavam da maneira que o Sporting está a jogar agora e tiveram que se habituar. Não vejo que haja aqui um problema. Agora, quando as coisas correm bem, é tudo muito bonito. Quando as coisas correrem mal, as pessoas começam a dizer que tem que voltar ao sistema antigo porque o sistema antigo é que funcionava. O Sporting perdeu um jogador importantíssimo [Viktor Gyokeres], que conseguia resolver jogos sozinho quando a equipa não estava bem. Pelo menos, neste início da temporada, vê-se uma equipa com mais jogadores interventivos, não a depender só de um jogador que era o caso. E as coisas atualmente estão a correr bem agora", ressalvou.

Rui Borges e a goleada do Sporting:

Rui Borges e a goleada do Sporting: "Estou a pensar abrir uma taberna..."

Treinador leonino analisou, em conferência de imprensa, o embate com o Arouca, e não poupou nos elogios tecidos a Ricardo Mangas, que marcou dois golos naquela que foi a estreia em Alvalade.

Carlos Pereira Fernandes | 06:42 - 18/08/2025

Fernando Mendes destacou ainda a importância de Rui Borges ter escolhido os jogadores que o Sporting contratou esta época, apontado as exibições de Ricardo Mangas e Luis Suárez no triunfo de domingo com o Arouca.

"Normalmente devia de ser assim. No passado, os treinadores tinham pouca influência nos jogadores que vinham. Viam os vídeos, achavam bem e as coisas funcionavam. Na minha opinião, e já quando eu era jogador as coisas funcionavam assim, o treinador tem de escolher os seus jogadores. Tem a sua ideia de jogo e a direção, dentro das capacidades financeiras que tem, tenta satisfazer esses desejos. O Mangas é um caso que o treinador já tinha trabalhado com e sabe o que é que pode contar com o jogador. O próprio Rui Borges disse na conferência de imprensa após o jogo com o Arouca que o Mangas não vai fazer sempre coisas boas, como todos os jogadores. Agora, trazendo os jogadores que o treinador quer, é lógico que a responsabilidade aumenta para o treinador. Todos os jogadores que vieram, tirando o Kochorashvili, tiveram influência na vitória sobre o Arouca", referiu.

Confrontado ainda com as declarações de Rui Borges após a partida, nas quais o treinador brincou ao assumir que está perto de abrir uma taberna em Alvalade, Fernando Mendes sublinhou que o treinador natural de Mirandela não deve escutar estas críticas.

"Eu não acho que seja uma resposta às críticas, nem faz sentido nenhum o Rui Borges estar a responder a uma pessoa que mandou isso cá para fora. Há que ter respeito pelas pessoas. A realidade é que o Rui foi campeão nacional e as críticas continuaram neste início de época. Depois do Sporting ter perdido a Supertaça contra o Benfica, muita gente já 'fazia a cama' a Rui Borges. As coisas com calma vão lá. O Rui tem uma coisa de que eu gosto. Ele é uma pessoa humilde e séria e os jogadores gostam dele. Cada treinador tem a sua forma de trabalhar. Se eu estivesse no lugar dele, não perdia tempo em estar a responder a pessoas que minimizaram o trabalho de Rui Borges", finalizou.

Leia Também: Rui Borges e a goleada do Sporting: "Estou a pensar abrir uma taberna..."

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto vence, mas Nuno Lobo 'atira-se' à arbitragem: "Corrupção"

FC Porto

FC Porto vence, mas Nuno Lobo 'atira-se' à arbitragem: "Corrupção"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Audi

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas