Fábio Vieira continua com o futuro por definir depois de ter regressado, neste verão, ao Arsenal, após uma época de empréstimo ao FC Porto. O médio português de 25 anos não entra nas contas de Mikel Arteta para esta nova temporada, que já arrancou, e desespera por uma solução que pode, afinal, passar por uma mudança para... a Alemanha.
Fábio Vieira, tal como Jakub Kiwior, Oleksandr Zinchenko, Albert Sambi Lokonga e Reiss Nelson, nem sequer se sentou no banco na vitória do Arsenal frente ao Manchester United e tem 'guia de marcha', com os gunners a procurarem uma solução definitiva, segundo explicou o Mirror na segunda-feira.
Neste sentido, o Estugarda surge como um dos grandes interessados em Fábio Vieira, sendo que o FC Porto também estará atento à situação de um jogador que tão bem conhece.
O clube alemão recentemente fez regressar o português Tiago Tomás ao plantel, depois de uma primeira passagem do ex-Sporting entre 2021 e 2023, a título de empréstimo, tendo o Wolfsburgo recebido cerca de 13 milhões de euros.
O Estugarda pode, assim, 'atacar' mais um alvo português e aumentar o contingente luso no plantel às ordens de Sebastian Hoeness, que já iniciou a quarta temporada à frente do clube, com uma derrota na Supertaça da Alemanha frente ao Bayern Munique.
Segundo o portal especializado Transfermarkt, Fábio Vieira tem um valor de mercado de 22 milhões de euros.
Regresso longe do esperado
Há cerca de um ano, Fábio Vieira regressava, a título de empréstimo, ao FC Porto com pompa e circunstância, numa das grandes apostas de André Villas-Boas para 2024/25. No entanto, o jogador formado no clube azul e branco acabou por ficar aquém do nível esperado, após ter sido pedido "especial" de Vítor Bruno.
"Estamos muito satisfeitos, sabemos perfeitamente o que ele vale, a sua capacidade, houve um pedido especial do mister para o seu regresso. A vontade do Fábio, a relação que tem com o clube, com a casa, com os adeptos, todo o simbolismo histórico do seu regresso. Não estamos a falar de um jogador que precisa de se adaptar, ele está pronto e sabe a responsabilidade que é envergar a camisola do FC Porto. Estamos seguros de que vai dar muito rendimento", afirmava o presidente do FC Porto, a 28 de agosto de 2024.
Fábio Vieira foi titular por 30 ocasiões nas 42 vezes em que foi a jogo pelo FC Porto, mas esteve longe de conseguir ser essencial tanto com Vítor Bruno como Martín Anselmi, não deixando, porém, de também ser prejudicado pelo baixo desempenho a nível coletivo.
Saída pela porta pequena?
Por esta altura Fábio Vieira é visto como elemento dispensável no Arsenal, mas vale recordar o elevado investimento feito pelo clube inglês há três anos, aquando a sua contratação.
O Arsenal quis levar Fábio Vieira do Dragão depois do então jovem luso protagonizar aquela que é, até ao momento, a melhor temporada a nível individual - com sete golos e 16 assistências ao 39 jogos disputados - por um montante de 35 milhões de euros.
No entanto, o jogador natural de Santa Maria da Feira nunca conseguiu corresponder às exigências de Mikel Arteta, que depressa o riscou das primeiras opções, sendo agora visto como elemento a colocar neste mercado de verão.
Leia Também: Oficial: Tiago Tomás regressa ao Estugarda e enche cofres do Wolfsburgo