O AC Milan anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta terça-feira, que o internacional português Rafael Leão foi diagnosticado com um traumatismo no gémeo direito.
A notícia surge na sequência da lesão contraída no passado domingo, no decorrer do triunfo conquistado sobre o Bari, no Stadio Giuseppe Meazza, por 2-0, que obrigou Massimiliano Allegri a substituí-lo por Santiago Giménez logo ao 17.º minuto, instantes depois de ter marcado o golo que desfez o nulo.
Este resultado acabaria por valer ao conjunto rossonero o apuramento para a segunda eliminatória da Taça de Itália. Uma alegria que, agora, contrasta com a preocupação relativa ao estado clínico do avançado de 26 anos de idade.
O almadense é, desta maneira, baixa certa na lista de convocados da histórica formação transalpina para o encontro da jornada inaugural da Serie A, perante a Cremonese, que está agendado para as 19h45 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado.
A situação física de Rafael Leão será avaliada, diariamente, pelo que ainda não é claro que venha a recuperar a tempo da partida da ronda seguinte do principal escalão italiano, diante do Lecce, às 19h45 de dia 29 de agosto, no Stadio Via del Mare.
Problemas para Portugal?
Resta, agora, saber se a lesão contraída por Rafael Leão o deixará em condições de ser chamado pelo treinador da principal seleção portuguesa, o espanhol Roberto Martínez, para a entrada em cena na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026.
A equipa das quinas irá deslocar-se ao Vazgen Sargsyan Republican Stadium, em Yerevan, pelas 17h00 de 6 de setembro, para medir forças com a Arménia. Segue-se uma viagem à Puskás Arena, em Budapeste, para defrontar a Hungria, às 19h45 de 9 de setembro.
Portugal, recorde-se, está integrado no Grupo F, onde se encontra, ainda, a República da Irlanda. Quanto ao Mundial propriamente dito, será organizado, de forma conjunta, por Estados Unidos da América, México e Canadá, entre os dias 11 de junho e 19 de julho do próximo ano de 2026.
Contratempo no pior momento
Este contratempo físico mexe, assim, com o AC Milan e a seleção nacional, mas, sobretudo, com o próprio Rafael Leão, que tem vindo a procurar conquistar a confiança do novo treinador, o italiano Massimilano Allegri, que sucedeu no cargo a Sérgio Conceição.
A saída do internacional português chegou a ser cogitada, face ao alegado interesse de clubes como Al Nassr (dos compatriotas Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo, João Félix e Otávio) ou Bayern Munique (de Raphael Guerreiro), mas acabou por perder força.
O avançado esteve longe de ser uma figura consensual, em San Siro, na passada temporada, ainda que tenha conseguido somar 12 golos e 11 assistências ao cabo de 50 partidas oficiais. Ainda assim, sempre recusou 'atirar a toalha ao chão', fazendo por merecer o estatuto de referência máxima.
O próximo objetivo passa, agora, por recuperar desta lesão o mais rapidamente possível, para que consiga demonstrar a Massimiliano Allegri que está preparado para colocar em prática todas as qualidades que lhe são asseguradas.
Leia Também: Rafael Leão marca, lesiona-se e o AC Milan está na próxima fase da Taça