O FC Porto anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, ao início da tarde desta terça-feira, que Samu Aghehowa foi diagnosticado pelo departamento clínico com uma "lesão na face anterior da coxa esquerda".
O conjunto azul e branco não apontou qualquer tipo de previsão quanto ao período ao longo do qual o internacional espanhol irá ficar arredado dos relvados, mas a imprensa desportiva nacional aponta para qualquer coisa entre as três e as quatro semanas, criando, desta maneira, uma 'dor de cabeça' a Francesco Farioli.
O avançado é, assim, baixa certa para a receção ao Casa Pia, encontro a contar para a terceira jornada do principal escalão do futebol nacional, cujo apito inicial está agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo.
Resta, agora, ver se o próprio conseguirá recuperar a tempo do tão aguardado Clássico da quarta ronda, diante do Sporting, no Estádio de Alvalade, que tem apito inicial agendado para as 20h30 de dia 30 de agosto, um sábado.
Os prazos estão, no mínimo, apertados, pelo que os dragões já sabem, de antemão, que muito dificilmente poderão vir a poder contar com o jogador de apenas 21 anos de idade antes da pausa de compromissos internacionais, que terá lugar no início de setembro.
Será, assim, porventura, mais realista apontar o regresso de Samu Aghehowa à competição para o segundo fim de semana do próximo mês, quando o FC Porto receber o Nacional, não tendo, ainda, a data exata sido desvendada pela Liga Portugal.
'Via aberta' para Luuk de Jong
Contavam-se 29 minutos de jogo, no Gil Vicente-FC Porto, quando Samu Aghehow ensaiou um 'sprint' e travou de imediato, agarrado à coxa esquerdo, dando, desde o primeiro instante, sinais de que as notícias nunca seriam animadoras.
O internacional espanhol foi imediatamente assistido pela equipa médica azul e branca, acabando por abandonar o relvado 'lavado' em lágrimas. Para o seu lugar, Francesco Farioli lançou Luuk de Jong, o 'reforço-surpresa', anunciado apenas em pleno jogo de apresentação aos sócios e adeptos, no início de agosto, que culminou num triunfo sobre o Atlético de Madrid, por 1-0.
O internacional neerlandês chegou ao FC Porto a 'custo zero', após o final do contrato que mantinha com o PSV desde o verão de 2022, e, agora, tem a 'passadeira' estendida para assumir a titularidade da frente de ataque, pelo menos, enquanto o companheiro de equipa estiver arredado da competição.
Apesar dos 34 anos de idade, o 'veterano' mantém a 'veia goleadora' bem apurada, como ficou à vista durante as três últimas temporadas passadas nos Países Baixos, ao longo das quais somou um total de 74 golos e 39 assistências ao cabo de 134 encontros oficiais, pelo que, à partida, os adeptos dos dragões não têm motivos para temer.
No currículo, o atleta natural de Aigle, na Suíça, conta, ainda, com passagens por De Graafschap, Twente, Borussia Monchengladbach, Newcastle, Sevilla e Barcelona. Agora, vive aquela que é a primeira temporada em solo português.
Leia Também: Lesão muscular deixa Samu em dúvida para o FC Porto-Sporting