Cristóvão Carvalho, candidato assumido às eleições tendo em vista a presidência do Benfica, recorreu, esta terça-feira, às redes sociais para apontar, uma vez mais, o dedo a Rui Costa, desta feita, devido à já oficializada saída de Rafael Luís rumo ao Strasbourg, a título de empréstimo.
"Rafael Luís. Uma das maiores pérolas do Seixal é emprestada ao Estrasburgo, com 20 anos e ainda sem minutos na equipa principal. Há opção de compra sem valor divulgado. Isto não é defender a formação; isto é tratar o futuro do Benfica como se fosse um balcão de saldos", começou por escrever o advogado de 52 anos de idade.
"Exigimos clareza. Queremos garantias concretas: cláusula de recompra, percentagem numa futura transferência e minutos de jogo contratualizados. Comigo a presidente, acaba a porta giratória da formação. Os jogadores formados no Seixal terão de dar à equipa principal, no mínimo, três épocas de contributo", prosseguiu.
"Uma saída precoce como esta, sem poder contribuir para a A, é um erro grave de gestão presente e futura. Isto tem de acabar já. O Seixal não é um entreposto de negócios; é o coração do Benfica Campeão Europeu. O talento do Benfica não sai barato, nem às escuras!", completou.
Quem é Rafael Luís?
Natural de Queluz, Rafael Luís completou toda a formação ao serviço do Benfica, tendo passado por diversos escalões, onde deu nas vistas, ao ponto de ter mesmo sido convocado pelo treinador da equipa principal, Bruno Lage, para o Campeonato do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos da América, onde acabou por não ser utilizado, sentando-se no banco de suplentes nos duelos com Boca Juniors, Auckland City, Bayern Munique e Chelsea.
Já na presente temporada, o médio-defensivo teve mais uma oportunidade para se mostrar ao treinados dos encarnados, que chegou mesmo a lançá-lo, em pleno Estádio da Luz, no passado dia 26 de julho, para o lugar de Diogo Prioste, já no período de compensação do triunfo alcançado perante o Fenerbahçe, por 3-2, que valeu a conquista da edição de 2025 da Eusébio Cup.
Aos 20 anos de idade, o internacional sub-23 português irá viver aquela que será a primeira experiência da ainda curta carreira no estrangeiro, ao serviço do Strasbourg, o sétimo classificado da passada temporada da Ligue 1, onde terá a oportunidade de partilhar balneário, por exemplo, com Diego Moreira, jogador que deixou a Luz, em 2023, rumo ao Chelsea, com apenas dois jogos ao serviço da equipa principal.
A estreia poderá, de resto, surgir já pelas 19h00 (hora de Portugal Continental), de quinta-feira, para quando está agendado o encontro da primeira mão do playoff de acesso à Liga Conferência Europa, perante os suecos do Brondby, no Stade de la Meinau. Resta, agora, aguardar para perceber se a aposta do treinador inglês Liam Rosenior será imediata, ou se, ao invés, optará por aguardar pela partida da segunda jornada do campeonato francês, frente ao Nantes, que se realiza às 16h15 do próximo domingo, neste mesmo recinto.
Rafael Luís. Uma das maiores pérolas do Seixal é emprestada ao Estrasburgo, com 20 anos e ainda sem minutos na equipa principal. Há opção de compra sem valor divulgado. Isto não é defender a formação; isto é tratar o futuro do Benfica como se fosse um balcão de saldos.
— Cristóvão Carvalho (@Cristovaocostac) August 19, 2025
EXIGIMOS… pic.twitter.com/XNUEqUnyeg
Leia Também: Oficial: Benfica empresta Rafael Luís ao Strasbourg