A UEFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, ao início da manhã desta segunda-feira, que Daniel Siebert é o homem eleito para apitar o encontro da primeira mão do playoff de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões, que irá colocar, frente a frente, Fenerbahçe e Benfica.
O árbitro alemão vai ter como assistentes os compatriotas Jan Seidel e Dominik Schaal, e como quarto árbitro Daniel Schlager. O também germânico Christian Dingert estará ao leme das operações do VAR, e Johann Pfeifer será o AVAR, num jogo que tem apito inicial agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira.
O primeiro embate entre as equipas orientadas pelos treinadores portugueses Bruno Lage e José Mourinho, recorde-se, terá lugar no Sukru Saracoglu Spor Kompleksi, em Istambul. Já a segunda, que irá decidir quem se apura para a prova milionária, irá realizar-se no Estádio da Luz, precisamente, uma semana depois.
Árbitro de boa memória
O Benfica não tem motivos de queixa de Daniel Siebert, pelo menos, tendo em conta o historial que este tem com equipas e seleções portuguesas, que somaram oito vitórias, dois empates e outras tantas derrotas nas 12 partidas oficiais ajuizadas pelo árbitro de 41 anos de idade, ao longo da carreira.
O alemão só esteve, ainda assim, presente num jogo dos encarnados, até ao dia de hoje. Foi a 12 de dezembro de 2023, quando a formação então comandada pelo compatriota Roger Schmidt saiu da Red Bull Arena, na Áustria, com um triunfo sobre o Salzburgo, por 1-3, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Este árbitro apitou, ainda, duas partidas do Sporting (vitória sobre o Manchester City, por 4-1, e empate com a Atalanta, a uma bola), uma do FC Porto (vitória sobre o Olympiacos, por 2-0), uma do Sporting de Braga (derrota perante a AS Roma, por 3-0), uma do Vitória SC (empate com o Konyaspor, a uma bola) e uma do Rio Ave (vitória sobre o Besiktas, no desempate por grandes penalidades).
No plano internacional, a principal seleção nacional foi ajuizada pelo germânico em três ocasiões (vitórias sobre Islândia, por 0-1, Turquia, por 3-1, e Azerbaijão, por 1-0), e a de sub-19 em duas outras (vitória sobre a Turquia, por 6-1, e derrota frente a Espanha, por 0-4), estas últimas, no 'longínquo' ano de 2015.
Os milhões em jogo
O Benfica já garantiu um encaixe financeiro de, 4,290 milhões de euros, com a chegada ao playoff da Liga dos Campeões, graças ao duplo triunfo, por 2-0, conquistado sobre o Nice, na terceira pré-eliminatória. No entanto, a faturação não irá ficar por aqui.
A UEFA compromete-se a pagar 4,310 milhões de euros a cada um dos sete clubes que for eliminado desta fase da maior competição europeia de clubes, sendo que o prémio irá 'disparar' para os 18,620 milhões de euros para aquelas que alcançarem o apuramento.
Na fase de liga da prova milionária, recorde-se, já se encontra o Sporting, que garantiu um 'bilhete' direto, na condição de campeão português, na passada temporada.
Leia Também: "Richard Ríos em festival? Não foi só ele que jogou mal com o Estrela..."