A estreia de Viktor Gyokeres ao serviço do Arsenal continua na ordem do dia em Inglaterra e na segunda-feira foi a vez de Rio Ferdinand comentar o desempenho do avançado sueco no arranque da nova época da Premier League. No podcast Rio Presents, o antigo capitão do Manchester United apontou para as diferenças no estilo de jogo de Sporting e Arsenal e vaticinou algumas dificuldades para o goleador sueco.
"Onde é que os seus atributos encaixam e onde causam problemas? Se olharmos isoladamente para o jogo de ontem [domingo], podemos ver que ele é capaz de fazer aquilo, mas precisa de fazer mais treinos e jogos para estar no seu melhor fisicamente", começou por dizer Ferdinand, prosseguindo.
"O Arsenal é dominante na posse. Creio que o Arsenal lhe vai pedir é que quando a bola entrar na grande área, ele tem de encontrar espaço para marcar golos. Quantas vezes vimos o Saka e Odegaard a combinarem na grande área e precisavam de um número 9 para finalizar? Será aí que ele terá de justificar e onde vai ter de ser julgado. Jogar em contra ataque não vai acontecer muitas vezes no Arsenal nesta época", argumentou Ferdinand, voltando a sublinhar que nunca olhou para Gyokeres como uma opção para o Manchester United.
"Também acredito que este tipo já mostrou que pode marcar golos. A única razão para eu não o aprovar para o Manchester United tinha a ver com a experiência a idade e com o que havia no mercado e naquilo que achava que encaixaria melhor no Manchester United. Estando no mercado, acho que é um dos disponíveis e percebo que o Arsenal o tenha contratado. Deem-lhe tempo. Não podemos julgar alguém pelo primeiro jogo, especialmente quando não fez a pré-temporada toda", vincou o antigo internacional inglês, desvalorizando ainda o hattrick assinado pelo goleador sueco em novembro de 2024, frente ao Manchester City.
"Continuo a ouvir que ele demoliu o Manchester City e que fez e isto e aquilo. Ele jogou contra um defesa de 18 anos [Jahmai Simpson-Pusey] e com o Akanji fora de forma. E dois dos golos foram de penálti. Portanto, acalmem-se, que eu já o vi duas ou três vezes ao vivo e vi-o contra o Arsenal e ele não fez um remate. Não vi o suficiente para garantir às pessoas que ele vai ser o salvador [do Arsenal]", rematou Rio Ferdinand.
Estreia para esquecer
Os números não deixam dúvidas para o desastre que foi a estreia de Gyokeres em jogos oficiais pelo Arsenal. O avançado sueco de 27 anos foi aposta de início de Mikel Arteta na visita ao Manchester United (1-0), no último domingo, mas saiu aos 60 minutos, cedendo o lugar de ponta de lança a Kai Havertz.
Gyokeres, que rendeu mais de 60 milhões de euros ao Sporting, não conseguiu fazer qualquer remate à baliza do Manchester United, perdeu 10 dos 13 duelos e falhou metade dos passes que tentou fazer. As críticas depressa apareceram e já há quem questione a opção do Arsenal em contratar o internacional sueco que, refira-se, protagonizou uma longa 'novela' de verão que culminou na sua transferência para Londres.
Leia Também: Gyokeres 'condenado' ao banco do Arsenal: "Não é a resposta"