Em comunicado, a LPFP indicou que, após "decorrido o prazo para a apresentação de candidaturas à eleição intercalar para presidente da MAG para o período remanescente do mandato correspondente ao quadriénio 2023-27, o comendador António Saraiva é o único candidato que irá a sufrágio, confirmada a regularidade da candidatura apresentada e a elegibilidade do candidato que a compõe".
António Saraiva, de 71 anos, preside à Cruz Vermelha Portuguesa, depois de ter liderado a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), entre 2010 e 2023, e foi galardoado com a Comenda da Ordem do Infante.
O atual presidente da MAG da CIP irá, então, suceder a José Gomes Mendes, que deixou o cargo na sequência da sua candidatura à liderança da LPFP, nas eleições do passado dia 11, vencidas por Reinaldo Teixeira, para o completar até 2027 o mandato iniciado por Pedro Proença, que rumou à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Seguindo os estatutos do organismo que rege o futebol nacional, a vacatura do presidente da MAG desencadeia novo processo eleitoral, igualmente para o restante período do mandato, até 2027.
Desta forma, o vice-presidente da MAG Pedro Costa Azevedo convocou os sócios ordinários [as 34 sociedades desportivas das competições profissionais] para o ato eleitoral, marcado para 09 de maio, entre as 10:00 e as 13:00, Arena Liga Portugal, no Porto.
Leia Também: Marrocos aposta em estádio em Casablanca candidato à final do Mundial