O FC Porto prepara-se para dar arranque à 32.ª jornada, a antepenúltima da I Liga, esta sexta-feira, com a receção ao Moreirense, num encontro que não contará com a presença do treinador Cristiano Bacci, que se encontra a recuperar de uma pneumonia.
Na sequência da derrota frente ao Estrela da Amadora (2-0), no passado sábado, o conjunto de Martín Anselmi está obrigado a regressar aos triunfos para manter as aspirações na luta pelo último posto do pódio, encontrando-se atualmente a dois pontos de distância do Sporting de Braga.
Os cónegos, já com a manutenção garantida, deslocam-se ao Estádio do Dragão sem qualquer tipo de pressão, numa altura em que seguem no décimo posto, a cinco pontos de distância da primeira metade da tabela classificativa.
O histórico de confrontos, esse, é amplamente favorável ao FC Porto, que venceu todas as partidas (15) em que recebeu o Moreirense, pelo que esse é também um registo estrondoso que o treinador argentino quererá manter. Ainda assim, esta temporada, vale a pena recordar que o conjunto de Moreira de Cónegos eliminou os dragões na Taça de Portugal (2-1), ainda com Vítor Bruno ao leme.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta sexta-feira, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Martín Anselmi
Contestação: "Há sempre ruído... Temos trabalho para fazer. Os adeptos manifestaram o seu descontentamento. Têm direito a fazê-lo. Sabemos que amanhã jogamos em casa e eles vão lá estar. Passou uma semana e estamos com a ambição de ganhar. Isso será o mais importante. A competitividade é tudo, não pode faltar. Quanto mais competires, mais perto estás de ganhar. Nesse aspeto, creio que nem sempre competimos da forma que queremos. Todas as manifestações são válidas. Faltou isso. Falámos com os jogadores e isso não pode voltar a acontecer".
Relação com direção: "Temos muito boa relação. Estamos juntos na luta, nas diferentes situações. O plantel está com vontade de acabar a época da melhor maneira. Queremos ser competitivos. Quando sentimos que não estamos a competir da melhor maneira, temos de melhorar. É isso que temos de transmitir. Queremos voltar a competir. Esse ruído, para mim, é estranho. Não tenho nada para comentar".
Rumores de saída: "Já fomos suficientemente claros neste tipo de rumores, não? Seja os bons ou os maus. Tenho contrato com o FC Porto até 2027. Vou ficar até 2027, no mínimo. Estou 1000% comprometido com a instituição e com o que quero construir. Nesse sentido, sou um lutador inabalável. O meu compromisso com o FC Porto está no máximo. Não oiço os rumores, não os alimento".
Gilberto Andrade:
Visita ao terreno de um FC Porto ferido: "Não me parece que diante de um 'barco' do tamanho do FC Porto, haja um momento melhor ou pior para lá ganhar".
Dificuldades frente a um dos 'grandes': "Qualquer equipa que vá jogar ao terreno de um dos 'grandes' vai para tentar ganhar. Vamos tentar o mesmo, mas não me parece que tenhamos mais possibilidades. Se estivermos perfeitos, podemos fazer alguma coisa positiva".
Ausência de Bacci: "A principal ausência é a [falta de] presença dele, mas as ideias e a forma de trabalhar são idênticas. Ele não pode estar, mas estamos nós, a equipa técnica. Preparámos o jogo de forma idêntica às outras semanas, mas há uma falha que se nota da parte dos jogadores".
Últimos resultados
FC Porto: D-V-V-D-V
Moreirense: E-D-D-V-E
Últimos onzes
FC Porto: Cláudio Ramos, Zé Pedro, Stephen Eustáquio, Iván Marcano, João Mário, Fábio Vieira, Alan Varela, Francisco Moura, Pepê, Rodrigo Mora e Deniz Gul.
Moreirense: Caio Secco, Gilberto Batista, Maracás, Marcelo, Godfried Frimpong, Rúben Ismael, Ivo Rodrigues, Joel Jorquera, Alanzinho, Cédric Teguia e Yan Maranhão.
Ausências
FC Porto: Alan Varela (castigado), Vasco Sousa, Marko Grujic e Diogo Costa (lesionados).
Moreirense: Benny (castigado), Guilherme Liberato, Hernâni Infande e Lawrence Ofori (lesionados).
Leia Também: Revolução no banco dos 3 grandes? "Se os jogadores começam a duvidar..."