Geórgia punida com um jogo à porta fechada

Mau comportamento dos adeptos na receção vitoriosa à Arménia (6-1), em 23 de março, para a Liga das Nações de futebol, anunciou, esta quinta-feira, a UEFA.

TBILISI, GEORGIA - MARCH 23: Giorgi Kochorashvili of Georgia in action during the UEFA Nations League B/C Play-off 2nd Leg match between Georgia and Armenia at Dinamo Arena on March 23, 2025 in Tbilisi, Georgia. (Photo by Levan Verdzeuli/Getty Images)

© Getty Images

Lusa
10/04/2025 16:18 ‧ 10/04/2025 por Lusa

Desporto

Geórgia

A Geórgia foi punida com um jogo à porta fechada, devido aos incidentes com adeptos na receção vitoriosa à Arménia (6-1), em 23 de março, para a Liga das Nações de futebol, anunciou hoje a UEFA.

 

De acordo com o Comité de Controlo, Ética e Disciplina (CEDB) da UEFA, os georgianos terão de disputar à porta fechada a próxima partida que venham a realizar na condição de anfitriões em provas tuteladas pelo organismo, após infringirem a medida disciplinar recebida em maio de 2024, mas suspensa na sua execução por um período probatório de dois anos.

Em causa estão a invasão e a proteção insuficiente do terreno de jogo contra intrusos, a utilização de pirotecnia e de ponteiros laser, a perturbação durante os hinos nacionais e o bloqueio de vias públicas, que também implicaram uma multa de 40.000 euros à Geórgia.

Os incidentes remontam a 23 de março, quando os georgianos golearam na receção à Arménia, em Tbilisi, em encontro da segunda mão do play-off da Liga das Nações, tendo confirmado a manutenção na Liga B para a edição 2026/27, após o triunfo em Yerevan (0-3).

O CEDB da UEFA proibiu também o Benfica de vender bilhetes aos seus adeptos para o próximo desafio fora de casa nas provas europeias, tal como o clube já tinha revelado na quinta-feira, atendendo ao uso de pirotecnia na visita aos espanhóis do FC Barcelona (3-1), em 11 de março, para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Após o final da partida, houve confrontos físicos entre adeptos 'encarnados' e assistentes de recinto desportivo na zona do recinto catalão destinada ao público do emblema da Luz.

O Benfica foi multado em 15.000 euros e, caso se voltem a verificar novos incidentes nos próximos dois anos, vai ser penalizada com mais uma partida fora de casa sem adeptos.

O líder isolado da I Liga portuguesa foi eliminado da 'Champions' pelo FC Barcelona, ao perder com um agregado de 4-1 nas duas mãos, após a derrota tangencial na Luz (0-1).

Os italianos da Roma e os sérvios do Estrela Vermelha também foram proibidos de vender ingressos para a próxima partida fora nas competições da UEFA, face ao comportamento dos respetivos adeptos, mas com penas suspensas num período probatório de dois anos.

A Roma foi multada em 20.000 euros por distúrbios nas bancadas aquando da visita aos espanhóis do Athletic Bilbau (3-1), da segunda mão dos 'oitavos' da Liga Europa, tendo ainda de pagar mais 8.000 euros de coima pela conduta imprópria da equipa no relvado.

O Estrela Vermelha encarou uma multa de 27.500 euros pela transmissão de mensagens inadequadas na visita aos suíços do Young Boys (0-1), em encontro da oitava e última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, sendo que a conduta racista dos adeptos custou 20.000 euros, com a utilização de artefatos pirotécnicos a implicar 6.750 euros.

Leia Também: Benfica assina contrato profissional com Diogo Coelho

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas