Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Quem 'trinca' este leão? Sporting domina e segura 'Chaves' da liderança

Equipa de Rúben Amorim voltou a selar um triunfo seguro após duas goleadas caseiras.

Quem 'trinca' este leão? Sporting domina e segura 'Chaves' da liderança
Notícias ao Minuto

19:59 - 13/01/24 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Sporting continua imparável e, este sábado, venceu confortavelmente na deslocação ao terreno do Desportivo de Chaves (0-3), mantendo-se na liderança da I Liga, agora com quatro pontos de vantagem sobre o Benfica, ainda que de forma provisória.

Após duas goleadas caseiras, os leões tardaram em abrir o ativo do duelo entre o líder e o lanterna-vermelha, mas conseguiram ir para o intervalo em vantagem, fruto de um golo de Paulinho (44') antes do descanso.

Já no segundo tempo, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves trataram de tranquilizar a equipa de Rúben Amorim, num jogo praticamente de sentido único, entre extremos opostos, que continua a fazer sonhar o emblema de Alvalade no que à conquista do título diz respeito.

A força da insistência

Rúben Amorim decidiu promover quatro alterações em relação ao onze apresentado frente ao Tondela (4-0), na Taça de Portugal, ainda que tenha optado por deixar Sebastián Coates e Marcus Edwards no banco, enquanto Moreno Teixeira terá surpreendido em apostar logo na titularidade do experiente Vasco Fernandes.

Os flavienses ainda tentaram dar o 'ar da sua graça' dentro do primeiro quarto de hora, mas rapidamente se percebeu que os leões, à medida que iam criando sucessivas oportunidades, poderiam marcar a qualquer momento.

Após duas tentativas de Vitkor Gyokeres dentro da grande área, seguiram-se duas oportunidades de Pedro Gonçalves, uma das quais que promete ficar entre os falhanços da jornada, quando ficou isolado aos 27 minutos, com uma ajuda do relvado encharcado pelo meio, mas não conseguiu ultrapassar Hugo Souza.

A verdade é que, depois de muita insistência, o Sporting conseguiu mesmo chegar ao tão desejado golo, já à beira do intervalo. Aos 44 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Paulinho aproveitou uma bola perdida dentro da pequena área - já depois de ter batido em Steven Vitória - e atirou para o fundo das redes. O lance ainda passou pelo crivo do VAR atendendo a um possível fora de jogo, mas o golo acabaria mesmo por ser validado antes do tempo de descanso.

Um a seguir ao outro

Rúben Amorim promoveu o regresso de Coates após lesão no reatar da partida, substituindo Eduardo Quaresma, num início de segunda parte bastante favorável à sua equipa. Logo aos 51 minutos, Nuno Santos cruzou para a área e lá apareceu Francisco Trincão, de primeira, a atirar sem hipóteses para o fundo das redes.

E se o leão já parecia estar tranquilo, mais ficou quando Pedro Gonçalves aproveitou um mau alívio da defensiva transmontana para fazer o terceiro golo, de fora da área, aos 56 minutos, acabando por ser algo contido nos festejos.

O Sporting baixou o ritmo e, embora ainda tenha ameaçado o quarto em investidas protagonizadas por Gyokeres, ainda viu o conjunto de Moreno tentar reduzir a diferença, por intermédio de João Pedro e Rúben Ribeiro, sem efeitos práticos no resultado final.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 43 pontos no trono do campeonato português, com mais quatro por comparação ao Benfica, que ainda irá jogar esta jornada. Já o Desportivo de Chaves mantém-se na última posição, com 11.

Momento do jogo: Pedro Gonçalves voltou a contribuir de forma direta para mais um triunfo confortável dos leões e o terceiro golo, aos 56 minutos, acabou por tranquilizar a sua equipa.  

[Notícia atualizada às 20h03]

Leia Também: Sem hipóteses. Golaço de Trincão tranquilizou Sporting em Chaves

Leia Também: Sporting insistiu, Paulinho marcou. Lance ainda passou pelo crivo do VAR

Leia Também: Nem a 'traição' do relvado ajudou. Eis o falhanço inacreditável de Pote

Onzes

Desportivo de Chaves: Hugo Souza, João Correia, Vasco Fernandes, Steven Vitória, Bruno Rodrigues, Sandro Cruz, Kelechi, Hélder Morim, Rúben Ribeiro, Héctor Hernández e Leandro Sanca.

Sporting: Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Francisco Trincão, Paulinho e Viktor Gyokeres.

Antevisão

O Sporting é o primeiro dos três 'grandes' a entrar em campo na última ronda da primeira volta da I Liga, este sábado, com a deslocação ao reduto do Desportivo de Chaves, num duelo que reúne os extremos opostos do campeonato, entre o líder e o lanterna-vermelha.

Os leões encontram-se a viver um grande momento, tanto a nível exibicional, como no que toca aos resultados, procurando dar continuidade ao que tem sido feito, na defesa da liderança da prova, com mais um ponto por comparação ao rival Benfica.

Já os flavienses não sabem o que é vencer há quatro jogos, com um empate e três derrotas pelo meio (uma das quais frente ao FC Porto, por 1-0), mas quererão dar luta ao emblema de Alvalade, à semelhança do que tem aconteceu na derrota tangencial (2-3) da última temporada.

Apesar da veia goleadora apresentada nos últimos tempos, o Sporting não esquece as dificuldades sentidas nas últimas deslocação, com dois triunfos nos últimos cinco jogos fora de Alvalade. Após os deslizes frente a Benfica (2-1), Atalanta (1-1) e Vitória SC (3-2), os leões reagiram com vitórias pela margem mínima frente ao Tondela (1-2) e ao Portimonense (1-2).

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Desp. Chaves-Sporting: Tocam-se dois extremos opostos em Trás-os-Montes

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório