Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Zalazar bem quis 'ditar', mas um 'rei nórdico' manteve o Benfica na Taça

Jogo sofrido para os homens de Roger Schmidt acabou com uma vitória diante do Sp. Braga, por 3-2.

Zalazar bem quis 'ditar', mas um 'rei nórdico' manteve o Benfica na Taça
Notícias ao Minuto

22:44 - 10/01/24 por David Silva

Desporto Taça de Portugal

Após muito sofrimento, o Benfica venceu o Sp. Braga, por 3-2, no Estádio da Luz, na noite desta quarta-feira. Rodrigo Zalazar, do Sp. Braga, destacou-se com um bis mas golos de Rafa, Arthur Cabral e Aursnes foram essenciais para levar as águias para os quartos de final da Taça de Portugal.

Roger Schmidt não facilitou na escolha do onze inicial. Repetiu os eleitos do último jogo e nem sequer rodou o guarda-redes - Trubin foi titular. Já Artur Jorge apresentou um 4-5-1 com linhas bem juntas, ainda que tentassem recuperar a bola mais à frente no terreno.  

O Benfica teve uma entrada em falso na primeira parte. O ucraniano Trubin defendeu, praticamente à passagem do quinto minuto, um remate perigoso de Victor Gomez, sem grande preparação.

O lance deu canto para o Sp. Braga e, na sequência, golo logo aos sete minutos. O uruguaio Rodrigo Zalazar, cada vez mais em destaque nos bracarenses, rematou forte e rasteiro. A bola bateu na floresta de pernas à sua frente e traiu Trubin. Foi um canto estudado, batido rasteiro por Rony Lopes. 

O Benfica conseguiu manter a posse da bola mas só ameaçou a bola com um cabeceamento de António Silva, na sequência de um canto à esquerda do ataque. Bela defesa de Lukas Hornicek. Outro 'miúdo' da formação, João Neves, teve outra chance com um grande remate em arco, que passou pouco ao lado da baliza.

'Operação relâmpago' do Benfica antes do intervalo

Depois disso, o Benfica esteve menos tempo com posse da bola e o Sp. Braga mostrava-se cada vez mais confortável com bola. O único deslize das duas linhas compactas dos bracarenses surgiu no primeiro golo do Benfica. Rafa Silva foi descoberto entre os centrais contrários após passe de Kokçu e não falhou na cara de Hornicek.  

Ainda os adeptos se sentavam após as comemorações, quando Arthur Cabral 'descobriu' o 2-1, da reviravolta, dois minutos depois. O brasileiro pegou na bola na quina da pequena área, do lado direito da baliza, tirou um defesa da frente e atirou entre as pernas de Lukas Hornicek, guardião do Sp. Braga. Antes do intervalo, nota para um pontapé de bicicleta de António Silva.

Depois de uma primeira metade divida, com oportunidades para ambos os lados, a segunda parte começou praticamente como a primeira, com um golo. Rodrigo Zalazar 'ditou' o segundo golo com um grande remate, de fora da área, de novo com um pequeno desviou que atraiçoou Trubin. A bola bate na barra antes de entrar. Pouco depois disso, obrigou o ucraniano a nova defesa apertada.  

O Benfica desesperava e ressentiu-se com o golo, e até podia ter sofrido o 2-3 com um cruzamento venenoso de Djaló que ficou sem resposta ao segundo poste, por muito pouco. Mas foi o Benfica que fez valer o estatuto caseiro para marcar o terceiro golo. Boa abertura  de Arthur Cabral para Fredril Aursnes, de calcanhar, que do lado direito da área, atirou cruzado para dentro da baliza. Golo e, pouco depois, ovação de pé ao 'Rei Eusébio' aos 72 minutos, a idade com que morreu.

Com este resultado, o Benfica passa aos quartos de final da Taça de Portugal, num jogo marcado pelo alto número de golos, voltas e reviravoltas. Foi uma vingança face à temporada passada, em que os arsenalistas eliminaram o Benfica nos quartos de final.

Momento do jogo:

Quando o jogo complicava-se e o 2-3 parecia mais provável, apareceu Fredrik Aursnes, o tal 'rei nórdico' (e não falamos de João Neves) adaptado a lateral-direito, num espaço deixado na grande área arsenalista. Dominou, rematou bem, e atirou o Benfica para a próxima fase.

Onzes

Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; João Neves e Kokcu; Di María, Rafa e João Mário; Arthur Cabral

Sp. Braga: Lukas Hornicek; Víctor Gómez, Paulo Oliveira, Serdar e Borja; Zalazar, Moutinho e Vitor Carvalho; Ricardo Horta, Abel Ruiz e Rony Lopes.

Antevisão

Benfica e Sp. Braga disputam hoje um lugar nos quartos de final da Taça de Portugal. As duas equipas defrontam-se no Estádio da Luz, às 20h45, com arbitragem liderada por Nuno Almeida. 

O Benfica enfrenta várias ausências, nomeadamente Alexander Bah, Casper Tengstedt (que resolveu o último jogo entre as duas equipas), David Neres e Juan Bernat. Os encarnados podem fazer estrear, no entanto, Marcos Leonardo, avançado brasileiro contratado neste mercado de transferências de inverno. 

Já o Sp. Braga encontra-se praticamente na máxima força, sem ausências de registo. Quem vencer o duelo passa aos quartos de final da competição. Acompanhe o jogo em direto, com o Desporto ao Minuto.

Leia Também: Artur Jorge frisa capacidade e ambição do Sp. Braga para vencer na Luz

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório