Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Floro tem sido estrela na Finlândia. "Vamos ver o que reserva o futuro"

Com cinco golos e quatro assistências em 22 jogos, Rafael Floro tem sido o lateral em destaque no campeonato finlandês.

Floro tem sido estrela na Finlândia. "Vamos ver o que reserva o futuro"
Notícias ao Minuto

08:16 - 03/10/22 por Ruben Valente

Desporto Exclusivo

Rafael Floro trocou a Lituânia pela Finlândia, no final de 2021. O lateral de 28 anos abraçou uma nova aventura e esta não podia ter corrido melhor. Cinco golos, quatro assistências... tudo isto em 22 jogos. São números dignos de registo para um lateral ofensivo, mas que pouco impressionam aqueles que conhecem este internacional pelas camadas jovens por Portugal.

Jogou com nomes como Cancelo, Bruno Fernandes ou Ricardo Horta, mas o destino foi pregando-lhe rasteiras, sempre que podia dar um salto na carreira. 

Atualmente no AC Oulu da Finlândia, Rafael Floro não tem dúvidas de que este foi o passo certo ao deixar o Panevezys, da Lituânia. O lateral português está a realizar uma época de encher o olho, e o facto de estar a terminar contrato já no final do mês de outubro abre-lhe boas perspetivas para o futuro.

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Rafael Floro afiançou que ainda não sabe o que o futuro lhe reserva, mas que regressar ao seu país é um cenário que, certamente, veria com bons olhos.

Notícias ao Minuto

Esta foi a terceira experiência no estrangeiro, depois de Inglaterra e Lituânia. Como é que foi viver e jogar na Finlândia?

É um país acolhedor, receberam-me muito bem e acho que adaptei-me rápido. Foi um pouco difícil pela temperatura, que não é só muito fria, mas também dura até inicio de maio. Jogar na Finlândia, acho que foi um ponto positivo. As pessoas vão ao futebol, e, na altura do verão, estavam os estádios quase cheios, criando bons ambientes de futebol, num país onde querem evoluir e fazer o desporto crescer a cada ano que passa.

Muitos não estão a par da qualidade do campeonato, da qualidade das infraestruturas, do interesse dos adeptos… Fale-nos um pouco sobre isso.

As condições são boas, não nos falta nada para trabalhar bem. No inverno, treinamos e fazemos jogos de pré-época em campos cobertos, mas, assim que inicia o campeonato, começamos a jogar nos estádios. No inicio, penso que pelo frio, não vinham muito aos jogos, mas, no final de primavera e início de verão, começaram a encher os estádios, com bastantes adeptos. As claques de ambas as equipas sempre a torcer. Ficava um ambiente espetacular.

Cinco golos e quatro assistências em 22 jogos para um lateral é um registo assinalável. Sai do AC Oulu com o sentimento de dever cumprido?

Claro que sim. Os números deste ano são os melhores até ao momento na minha carreira, penso que ajudei o clube a crescer, e o clube a mim.

Depois de ter feito parte da equipa do ano, no final de 2021, no Panevezys (Lituânia), esperava que podia ter surgido um projeto com mais projeção? Até porque chegou a jogar nas eliminatória da Liga Conferência Europa.

Vim para a Finlândia, foi o mais certo, e tenho a certeza disso pelos números que consegui individualmente. Conseguimos os objetivos do clube muito mais cedo que o ano anterior.

O seu contrato termina agora. Podemos esperar um regresso a Portugal?

Termina final de Outubro. Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Leia Também: Rafael Floro brilha e entrega segunda vitória da época ao AC Oulu

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório