Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Afinal, de quem é a culpa de o Belenenses SAD-Benfica se ter realizado?

Liga diz que quem tem culpa é a Direção-Geral da Saúde, a DGS diz que o desporto devia ter resolvido o assunto, a Belenenses SAD vai culpando todos e o Benfica diz não ter nada a ver com o assunto.

Afinal, de quem é a culpa de o Belenenses SAD-Benfica se ter realizado?
Notícias ao Minuto

09:40 - 30/11/21 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

Tem existido um verdadeiro jogo de passa culpas nos últimos dias para se encontrar o responsável pelo jogo entre a Belenenses SAD e o Benfica se ter realizado no passado sábado no Estádio do Jamor.

O encontro da 12.ª jornada da I Liga ainda não tinha começado, e já se sabia que podia dar em polémica, pois os azuis, a contas com um surto de Covid-19, fizeram saber que não queriam adiar o encontro. Horas depois, a equipa de Filipe Cândido entrou em campo com nove jogadores, dois deles guarda-redes, e terminaram a partida com apenas seis, o que levou Manuel Mota a interromper a partida aos 48 minutos e quando o resultado estava em 0-7 a favor dos encarnados.

Os presidentes dos dois clubes, Rui Pedro Soares e Rui Costa, respetivamente, foram prontos a reagir e a dizer que o que se passou no Jamor foi uma vergonha, um jogo que ganhou intensas reações fora de portas.

Após o jogo, as reações seguiram-se em catadupa e de diversos quadrantes, com principal enfoque nos clubes nacionais e em jogadores. A Liga Portugal também reagiu de pronto e anunciou que avançou com uma participação disciplinar junto do Conselho de Disciplina da Federação, comunicando ainda que convocou reuniões de urgência para esta segunda-feira com a direção e as autoridades de saúde.

O dia de segunda-feira foi marcado por várias novidades, e novas reações dos envolvidos neste encontro. O dia começou com a Direção-Geral da Saúde (DGS) a confirmar que a Belenenses SAD tinha 13 casos positivos de Covid-19, todos relacionados com a variante Ómicron. E logo aí começa o passa culpas

Graça Freitas, a diretora-geral da saúde, sublinhou que "às autoridades de saúde só compete isolar os casos e os seus contactos e às autoridades desportivas compete decidir sobre os jogos", numa indicação clara de que tinha de ter sido o desporto a resolver a questão e não as autoridades sanitárias, algo que tinha sido apontado pela Belenenses SAD.

Pela tarde de ontem, e cumprindo o prometido no passado domingo, a Liga reuniu-se de forma extraordinária para analisar o que aconteceu no encontro no Jamor. Nesta reunião, o organismo foi surpreendido com uma carta da Belenenses SAD, na qual os azuis pediam a repetição da partida, situação que foi apoiada por diversos jogadores orientados por Filipe Cândido.

Segue-se depois nova intervenção de Rui Pedro Soares, com o presidente da SAD do Belenenses a apontar o dedo à Liga, considerando que o órgão liderado por Pedro Proença "não quis tomar qualquer diligência para adiar o jogo".

Sem perder tempo, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional tomou uma posição oficial sobre o encontro, considerando que nem Belenenses SAD, nem o Benfica quiseram adiar o jogo da 12.ª jornada da I Liga, questionando também a atuação da Delegada de Saúde de Oeiras.

As águias reagiram logo de seguida, sublinhando que não foram "parte ativa na decisão" de ir a jogo no passado sábado no Estádio Nacional, no Jamor, ainda antes de, novamente, a Belenenses SAD tomar nova posição oficial para agora acusar o relatório do delegado da Liga de ser "manipulado".

Por fim, e após reunião entre a Liga e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo disse que fez um "pedido de esclarecimento imediato" e pretende "monitorizar e acautelar a preparação, a segurança e a previsibilidade dos próximos eventos desportivos".

O encontro entre a Belenenses SAD e o Benfica promete ainda fazer correr mais tinta nos próximos dias, e aguarda-se, nos próximos dias, a decisão sobre a participação enviada pela Liga ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Leia Também: Variante Ómicron identificada na Belenenses SAD. Há 13 casos positivos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório