Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"A Liga não quis tomar qualquer diligência para adiar o jogo"

Rui Pedro Soares voltou a dar explicações.

"A Liga não quis tomar qualquer diligência para adiar o jogo"
Notícias ao Minuto

19:44 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Belenenses SAD

Rui Pedro Soares reforçou, esta segunda-feira, que a Liga Portugal devia ter adiado o jogo entre Belenenses SAD e Benfica (0-7), registado no passado sábado. Em entrevista à CNN Portugal, o presidente dos azuis do Jamor voltou a dar explicações sobre o surto de Covid-19 que abalou o plantel e apontou, novamente, o dedo à entidade presidida por Pedro Proença. 

O que se passou: "Há dois momentos. Há o momento que resulta da aplicação de testes antigénio e isso é no dia de sábado. A Belenenses SAD recebeu essa comunicação às 11h06 e eu recebi mais tarde. Na verdade não precisávamos de realizar qualquer tipo de testes. Não éramos obrigados a isso. Na sexta-feira percebemos que tínhamos dois ou três casos de jogadores com testes positivos. Decidimos, de forma responsável, testar todo o grupo de trabalho. Ao fim da tarde, vimos um número muito alto de casos positivos."

Comunicação com a DGS: "Há comunicações na noite de sexta-feira, entre a delegada de saúde e o nosso médico. A lista dos jogadores a isolar chega no sábado às 11h06 e chega na sequência de testes a que não éramos obrigados. Decidiu-se fazer testes PCR, que confirmaram o surto. Perto do meio-dia sei que havia um conjunto de jogadores com teste positivo e face a esse número elevado a delegada de saúde, e bem, decide não cumprir o protocolo aplicado às equipas de futebol e alargar o isolamento aos jogadores que não testaram positivo. Há um documento que compra a nota de isolamento."

Comunicação com a Liga: "Quando notificámos a Liga destes casos, esperava que a Liga nos chamasse para uma reunião formal, de preferência com o Benfica, para vermos vários cenários. Isso nunca aconteceu. A Liga não promoveu uma reunião entre as três partes: Liga, Benfica e Belenenses SAD. Isso não acontece. Ao início da tarde disse que a responsabilidade da realização do jogo era da Liga. Se não fosse a competência e a seriedade do médico da Belenenses SAD e da delgada de saúde de Oeiras, o protocolo tinha sido respeitado, teríamos muito mais jogadores disponíveis mas hoje tínhamos um problema de saúde pública. 

Responsabilidade era da Liga: "A Liga devia ter impedido que isto acontecesse. Tinha condições para isso. Eu tenho responsabilidades, mas às cinco da tarde quando percebi que não recebi a comunicação para adiar o jogo, arrependo-me de não ter comunicado. Claro que pedi o adiamento do jogo à diretora executiva Helena Pinto. Recebi uma mensagem a dizer que tinha oito jogadores que não estavam nas listas. A Liga Portugal não quis tomar qualquer diligência para adiar o jogo. Tinha obrigação de o fazer. Faltava alguma coisa? Que nos pedissem. Não podiam ter promovido uma reunião? Na reunião preparatória, reclamei do facto de sermos obrigados a jogar na presença do delegado. Uma hora antes do jogo disse que estávamos obrigados a jogar e que estava indignado. Sabe quem estava na reunião? Estavam os delegados da Liga, o árbitro, a polícia, os bombeiros... Acha que eu ia ter uma falta de comparência? Sabe o que aconteceu no ano passado no jogo da II Liga, quando o Cova da Piedade tinha todos os jogadores isolados e ainda assim a Liga aplicou falta de comparência."

Admite que errou?: "O que eu admito é que quando percebi que não havia vontade da Liga em adiar o jogo, devia ter comunicado isso imediatamente. Ainda bem que a Belenenses SAD fez o testes a todos. Mais de 20 jogadores podiam ter estado em campo, mas não estiveram. Faltou organização, faltou uma reunião e faltou bom senso" 

Estado dos jogadores: "Não sou médico, mas desde o primeiro minuto a minha preocupação foram os meus jogadores e a suas famílias. Os meus jogadores merecem respeito. 

Jogo com o Vizela pode ser adiado?: "O jogo do Vizela da próxima segunda-feira... A minha grande preocupação é a saúde dos meus jogadores. Felizmente fomos responsáveis. Está em cima da mesa o jogo não pode ser realizado, claramente. Eu pondero comunicar toda a evolução do nosso grupo de trabalho. "

Repetição do jogo com Benfica: "A base está no regulamento da Liga. Isso é um assunto dos advogados. Pedimos a repetição do jogo e agora a direção da Liga vai decidir. Quem é a direção da Liga? O doutor Pedro Proença, o representante da FPF e os representantes de oito clubes: Sporting, FC Porto, Vitória SC, Vizela, Arouca, Aca. Viseu, Penafiel e Sp. Covilhã" 

Desiludido com a liderança da Liga?: "Não personalizo a crítica. Eu quero dizer que toda a minha comunicação, no sábado, foi com a diretora executiva da Liga."

Leia Também: Belenenses SAD pede repetição do jogo com o Benfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório