Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Benfica acorda a tempo, goleia Paços e apura-se para os 'oitavos' da Taça

Águias estiveram a perder até aos 78 minutos, altura em que Grimaldo acordou a Luz com um autêntico foguete. Benfica junta-se a Sporting, Casa Pia e Portimonense nos oitavos de final da prova rainha. 

Benfica acorda a tempo, goleia Paços e apura-se para os 'oitavos' da Taça

O Benfica carimbou, esta sexta-feira, o acesso aos oitavos de final da Taça de Portugal depois de receber e vencer o Paços de Ferreira (4-1). As águias estiveram a perder até aos 78 minutos, por conta do golo de Nuno Santos no início da segunda parte, mas um golaço de Grimaldo acordou a equipa encarnada a tempo e horas de evitar uma queda estrondosa na prova rainha. 

Além do lateral espanhol, também Haris Seferovic, que regressou de lesão, Rafa Silva (87') e Everton (90'+3) apontaram os restantes golos na Luz. 

O Benfica junta-se, assim, a Sporting, Casa Pia e Portimonense nos oitavos de final da prova rainha. Isto em vésperas de se deslocar a Camp Nou para defrontar o Barcelona, numa autêntica 'final' com vista ao futuro na Liga dos Campeões. 

Filme do jogo 

A primeira parte contou com muita intensidade, mas foram raras as ocasiões claras de golo. O Benfica apresentou-se com um onze com várias novidades - Gedson, Helton Leite e Radonjic foram titulares -, mas do outro lado também havia quem quisesse mostrar serviço. 

Igor Vekic rendeu André Ferreira na baliza do Paços de Ferreira e foi o protagonista da primeira parte. O guardião esloveno foi afastando todos os lances de perigo criados pelas águias ao longo do primeiros 45 minutos, com especial destaque para o cabeceamento de André Almeida, que o fez esbarrar no poste, e para a bela jogada entre Rafa e Everton em que negou o golo com uma defesa incrível. 

O empate, sem golos, ao cabo dos primeiros 45 minutos acabava por ser consequência natural, uma vez que Vekic estava inspirado e o Benfica não estava com grande ritmo na hora de atacar. 

No início da segunda parte Jorge Jesus foi obrigado a mexer na equipa. Radonjic, que estava em bom plano, caiu no relvado aos 49 minutos, ficou a queixar-se da coxa direita e teve mesmo de sair para dar o lugar a Valentino Lázaro.

Três minutos depois novo revés para o Benfica. Nuno Santos (52'), médio emprestado pelo Benfica ao Paços, teve tempo e espaço para aparecer na grande área, marcar e despejar um autêntico balde de água fria na Luz. Nuno Santos não festejou e fez um gesto em jeito de pedido de desculpas aos adeptos. 

Jorge Jesus respondeu prontamente, lançou Pizzi e Taarabt no jogo e abdicou do sistema de três centrais para passar para um 4x3x3. O resultado continuou a ser negativo e Jesus mexeu novamente 10 minutos depois para lançar Haris Seferovic e Gonçalo Ramos. 

O golo do empate acabou mesmo por aparecer e foi da autoria de Grimaldo (78'). O lateral espanhol avançou para a marcação de um livre direto, ainda a uma distância considerável da baliza do Paços, e marcou um belo golo que acordou o Estádio da Luz e que restabeleceu o empate no marcador. 

O Benfica ficou moralizado com o golo de Grimaldo e conseguiu chegar à vantagem pouco depois. Taarabt encontrou Seferovic (87') na grande área e o avançado suíço, que não jogava desde 29 de agosto, meteu a bola no sítio mais difícil e consumou a reviravolta no marcador. 

Os encarnados não tiraram o pé do acelerador e marcaram mais dois golos. Rafa Silva (87') fez o terceiro e Everton (90'+3) fechou as contas na Luz. O Benfica está na fase seguinte da Taça de Portugal e junta-se aos também já qualificados Portimonense, Sporting e Casa Pia. 

Momento do jogo: O golo de Grimaldo - um livre fantástico e sem possibilidades de defesa - acordou os adeptos e... a equipa. A partir daí, o Benfica ficou imparável e ainda foi a tempo de golear o Paços de Ferreira. 

Equipas iniciais

Benfica: Helton Leite; André Almeida, Vertonghen, Morato; Nemanja, Weigl, Gedson, Grimaldo; Everton, Rafa e Darwin.

Paços de Ferreira: Igor Vekic; Fernando Fonseca, Flávio Ramos, Maracás, Antunes; Nuno Santos, Rui Pires, Luiz Carlos; Juan Delgado, Lucas Silva e João Pedro.

Antevisão

O Benfica recebe, esta sexta-feira, o Paços de Ferreira em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. As águias tentam, assim, seguir em frente na prova rainha, mas é quase certo que Jorge Jesus apresente uma equipa com várias alterações a pensar no duelo.... com o Barcelona. 

Ainda assim, o treinador do Benfica garantiu que não vai facilitar a missão aos pacenses e sublinhou que o Benfica vai entrar com tudo na Luz. 

Siga, em direto e ao pormenor, o relato da partida entre Benfica e Paços de Ferreira a partir das 20h45. 

Leia Também: Benfica-Paços de Ferreira: Taça na mira antes de 'final' europeia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório