Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal obriga UEFA a suspender processos contra fundadores da Superliga

Real Madrid, Barcelona e Juventus congratularam-se com a decisão em revogar as ações tomadas.

Tribunal obriga UEFA a suspender processos contra fundadores da Superliga
Notícias ao Minuto

19:06 - 30/07/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Comunicado

Real Madrid, Barcelona e Juventus emitiram, esta sexta-feira, um comunicado conjunto, no qual se congratulam por uma decisão do Tribunal de Justiça de Madrid que obriga a UEFA a suspender os processos em curso contra os fundadores da Superliga Europeia.

Os três clubes destacam o "arquivamento do processo disciplinar contra os três clubes signatários e a eliminação das penalizações e restrições impostas aos restantes nove clubes fundadores para que estes evitem a ação disciplinar da UEFA", sublinhando que o "objetivo é continuar a desenvolver o projeto da Superliga de uma forma construtiva e cooperativa".

"Estamos conscientes de que há elementos da nossa proposta que devem ser revistos e, naturalmente, podem ser melhorados através do diálogo e do consenso. Continuamos confiantes no sucesso de um projeto que estará sempre em conformidade com as leis da União Europeia", sublinham ainda Real Madrid, Barcelona e Juventus.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram em abril da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.

A competição deveria ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores -- apesar de só terem sido revelados 12 -- e outros cinco, qualificados anualmente.

Entretanto, a UEFA avisou que iria excluir todos os clubes que integrassem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.

Depois de sofrerem grande contestação dos adeptos, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Inter Milão, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham anunciaram a saída do projeto, que acabou por fracassar.

Confira o comunicado na íntegra:

"O FC Barcelona, a Juventus, e o Real Madrid CF congratulam-se com a decisão de hoje do Tribunal de Justiça [de Madrid, Espanha] que impõe, com efeito imediato, a obrigação da UEFA de suspender as ações tomadas contra todos os clubes fundadores da Superliga Europeia, incluindo o arquivamento do processo disciplinar contra os três clubes signatários e a eliminação das penalizações e restrições impostas aos restantes nove clubes fundadores para que estes evitem a ação disciplinar da UEFA.

O Tribunal apoia o pedido feito pelos promotores da Superliga Europeia, indefere o recurso da UEFA e confirma o seu aviso à UEFA de que o não cumprimento da sua decisão resultará em multas e potencial responsabilidade criminal. O caso será apreciado pelo Tribunal de Justiça Europeu no Luxemburgo, que reverá a posição monopolista da UEFA sobre o futebol europeu.

Temos o dever de abordar as questões sérias que o futebol enfrenta: a UEFA estabeleceu-se como o único regulador, operador exclusivo e proprietário único dos direitos das competições de futebol europeias. Esta posição monopolista, em conflito de interesses, está a prejudicar o futebol e o seu equilíbrio competitivo. Tal como demonstrado por amplas provas, os controlos financeiros são inadequados, e têm sido aplicados de forma inadequada. Os clubes que participam nas competições europeias têm o direito de governar as suas próprias competições.

Congratulamo-nos com o facto de, no futuro, já não estarmos sujeitos às constantes ameaças da UEFA. O nosso objetivo é continuar a desenvolver o projeto da Superliga de uma forma construtiva e cooperativa, contando sempre com todos os intervenientes no futebol: adeptos, jogadores, treinadores, clubes, ligas, e associações nacionais e internacionais. Estamos conscientes de que há elementos da nossa proposta que devem ser revistos e, naturalmente, podem ser melhorados através do diálogo e do consenso. Continuamos confiantes no sucesso de um projeto que estará sempre em conformidade com as leis da União Europeia".

Leia Também: UEFA suspende processo disciplinar contra Barcelona, Juventus e Real

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório