Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

FC Porto em contrarrelógio para evitar perder as jóias da formação

Vários jogadores da formação azul e branca têm apenas mais um ano de contrato, e o grupo cresce se olharmos para o ano de 2023.

FC Porto em contrarrelógio para evitar perder as jóias da formação
Notícias ao Minuto

08:01 - 24/05/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Análise

O verão deste ano promete ser de muitas movimentações no FC Porto, não só no que toca a entradas e saídas de jogadores - que até podem envolver uma nova equipa técnica -, mas também a renovações contratuais.

A maior das indefinições está centrada em Sérgio Conceição. O treinador dos azuis e brancos termina contrato com o FC Porto no próximo mês de junho e, tal como o Desporto ao Minuto avançou nos últimos dias, não é certa a continuidade do timoneiro, de 46 anos, no clube da cidade Invicta.

Mas esta é apenas uma das dores de cabeça com as quais Pinto da Costa se irá confrontar nas próximas semanas. A saída a custo zero de Marega para o Al-Hilal voltou a chamar à agenda dos azuis e brancos a questão das renovações de contrato, isto apesar de, nos últimos meses, os azuis e brancos terem renovado o vínculo com Otávio, Sérgio Oliveira e Pepe.

A situação torna-se mais preocupante se nos centramos nos contratos dos jovens formados no Olival. A época que vai entrar marca a última das ligações contratuais de algumas das jóias da coroa dos azuis e brancos, mas o caso agrava-se ainda mais se olharmos, em perspetiva, para o ano de 2023.

Seis jovens da formação com contratos quase a terminar

Olhemos, primeiro, para a próxima época. A temporada que irá começar marca o último ano de ligação contratual que Diogo Costa e Fábio Vieira ao clube da cidade Invicta.

O guarda-redes, que tem sido utilizado por Sérgio Conceição nos jogos das Taças, é tido como uma das maiores esperanças dos azuis e brancos, tendo inclusive, esta época, participado num jogo da Liga dos Campeões, e num outro da I Liga. Já o médio é mesmo o jovem da formação que mais vezes foi utilizado pelo técnico portista esta época, ainda que na maioria das ocasiões tenha sido lançado a partir do banco de suplentes.

Esta questão das renovações contratuais das jovens promessas ganha ainda mais contornos de preocupação se a esta época juntarmos também a próxima, até junho de 2023. Se fizemos estas contas, chegamos à conclusão de que mais quatro jovens promessas têm ligações curtas aos azuis e brancos.

Francisco Meixedo, Diogo Leite, Romário Baró e Francisco Conceição são as restantes jóias formadas no Olival que estão perto de terminar contrato. O defesa-central foi titular nos últimos da temporada, e o filho de Sérgio Conceição tem sido mesmo decisivo para desbloquear os jogos em que tem sido opção.

O dossiê das renovações de contrato destes jovens promete, assim, dar muito trabalho nos próximos tempos à SAD liderada por Pinto da Costa, sob pena de ficar hipotecado o futuro dos azuis e brancos.

Leia Também: Conceição admite continuar, mas tem oferta choruda do Al-Hilal

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório