Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Faço muita gente sofrer. É um dos fardos de ser presidente do Sporting"

Presidente do Sporting concedeu esta sexta-feira uma longa entrevista à SIC.

"Faço muita gente sofrer. É um dos fardos de ser presidente do Sporting"
Notícias ao Minuto

21:27 - 21/05/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Frederico Varandas

Depois da conquista do campeonato nacional, o presidente do Sporting concedeu esta sexta-feira uma entrevista à SIC. O Desporto ao Minuto acompanhou em direto as principais declarações do líder leonino à estação televisiva de Paço de Arcos. Fique com o essencial.

Como é que têm sido estes dias? "Têm sido mágicos. Desta vez tinha medo de acordar. Quando acordava pensei 'isto está mesmo a acontecer'? Quando percebi o que tínhamos conseguido foi quando entrei naquele autocarro e fomos em direção ao Campo Grande, ver aquelas pessoas felizes...Se tivesse que dedicar este título alguém, dedicava à geração que nunca viu o Sporting campeão".

Conquista exemplar: "A classe política devia pôr os olhos no Sporting. As pessoas seguem valores e, sobretudo, a coragem. As pessoas seguiram o Sporting pela coragem. Estamos todos cansados e há sempre algo ligado à corrupção, e ver este Sporting ganhar com menos recursos, com menos dinheiro, apenas pela paixão, pela competência, nunca abdicando dos seus valores, acho que é um exemplo para a sociedade. Cresci a ouvir: 'No futebol, oh, aquilo é só bandidos'. Nós provámos o contrário."

Rivais: "Benfica e FC Porto são gigantes, são duas instituições que merecem o nosso respeito, mas nós distinguimos essas instituições de quem as dirige. Se o Sporting é grande muito se deve aos nossos rivais".

Alcochete: "Está quase a fazer três anos do dia mais negro da história do Sporting. Sabia que tínhamos de reerguer este clube. Pusemos o Sporting no topo, somos o número 1 em Portugal. É uma história linda. Houve um rival que investiu quatro vezes mais que nós e conseguir ser campeão com tudo isto, vindo de onde viemos, há menos de três anos, é um feito incrível e tenho de dar os parabéns a todos".

Jogo marcante: "Há um momento marcante e disse para dentro: 'vamos ser campeões'. Disse-o apenas para dentro. Foi no jogo da Madeira, frente ao Nacional. Ganhámos 2-0 num jogo épico, uma entrega... com lama, não se via nada. Há uma imagem que não esqueço. Entro no balneário, os jogadores todos sujos, com cortes, mas sem ninguém a fazer curativos, e vejo uma roda dos jogadores com o Neto, o Jovane a dançar... com outros jogadores que nem eram titulares, tudo a dançar. Chego cá fora e digo ao Hugo Viana. 'Viana, ninguém vai conseguir parar este grupo'. Não havia equipa ou adversário que nos conseguisse parar".

Claques: "A direção do Sporting que há espaço para todo o tipo de grupos ou associações virem para dentro do estádio apoiar o Sporting. Quem vier com esse intuito, sem querer nada em troca, com o objetivo de servir o Sporting, tem espaço. Eu jamais posso fechar as portas a quem quer genuinamente apoiar o Sporting".

Contratação de Rúben Amorim: "Ainda era um jovem treinador no Casa Pia e nós já o tínhamos numa possível lista para treinar a nossa equipa de sub-23. Entretanto, o Sp. Braga antecipa-se e contrata-o para a equipa B. Tivemos uma reunião com o Sp. Braga e o presidente António Salvador começou logo a dizer que 'nem pensar, não podia ser'. Foi uma longa reunião... mas depois disse que a acontecer, tinha de ser pelo valor da cláusula de rescisão. Pelo valor, não pela cláusula, porque se pagássemos a cláusula o valor não eram 10, eram 18 milhões de euros por causa dos impostos. Marcámos então uma reunião com o Rúben Amorim e foi aí que o conheci. Muito poucos treinadores aceitariam o convite que eu lhe fiz, porque ele sabia que ia ter os grandes atrás dele, nomeadamente o Benfica, que lhe iria escancarar a porta. Ele aceitou este desafio e eu nestes momentos sigo sempre a minha intuição. Não vou dizer que é um treinador perfeito, mas é um treinador perfeito para o meu projeto desportivo. A mesma linguagem, os mesmos valores, a mesma comunicação, a mesma humildade... No fim da reunião, o Hugo Viana pergunta-me: 'Vamos fazer mesmo isto?'. E eu respondi-lhe: 'Esquece o dinheiro. Arranjamos melhor treinador? Tecnicamente mais competente? Mais líder no balneário? É a pessoa certa?'. Então vamos embora".

Cristiano Ronaldo no Sporting?: "Acredito que sim, acredito que um dia o Ronaldo virá. O Ronaldo esteve sempre ao lado do seu Sporting e foi dos primeiros a mandar-me uma mensagem de parabéns pelo campeonato. Mas o Ronaldo está num clube que disputa a Champions League, tem mais um ano de contrato, e quer continuar a lutar pela conquista da Champions League. É importante que as pessoas saibam que o Ronaldo, dentro e na sombra, já tem ajudado e ajuda a reerguer este clube."

Trajeto no Sporting: "Sofri muito nestes três anos pelas pessoas à minha volta. A minha mulher, a minha família, os meus verdadeiros amigos... Cada vez que acontecia alguma coisa, eu sofria muito por eles.  Esse é um dos fardos de ser presidente do Sporting, sei que faço muita gente sofrer. Mas sei que a minha mãe hoje está bem, o meu pai também. O Sporting vale a pena".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório