Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Benfica não fez o suficiente e sai de Liège com um 2.º lugar

Águias encerram fase de grupos na Bélgica com um empate a dois golos. Everton e Pizzi (g.p.) apontaram os tentos da equipa encarnada.

Benfica não fez o suficiente e sai de Liège com um 2.º lugar
Notícias ao Minuto

19:46 - 10/12/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga Europa

O Rangers até ganhou na Polónia (2-0), mas o Benfica não fez o seu papel para chegar aos 16avos de final da Liga Europa na liderança do Grupo D. As águias empataram a dois golos esta quinta-feira frente ao Standard Liège e seguem para a próxima fase após terem assegurado o 2.º lugar.

Raskin e Tapsoba marcaram para o conjunto belga, enquanto Everton e Pizzi encarregaram-se dos golos do Benfica.

Resumo

Foi com muito querer que o Benfica entrou em campo na Bélgica. Desde cedo, o ritmo imprimido foi alto e a intensidade pautou os primeiros 25 minutos de jogo. A equipa orientada por Jorge Jesus começou a visar a baliza de Bodart logo aos cinco minutos e aos 10’ já somava três boas oportunidades de golo.

Contudo, contra a corrente do jogo, os belgas adiantaram-se na partida por intermédio de Raskin. Aos 12 minutos, o médio subiu mais alto que Jardel e chegou ao 1-0 após assistência de Jans. Muita eficácia por parte do St. Liège, que não sorriu durante muito tempo. O Benfica voltou à carga e a encostar a equipa da casa à sua grande área até chegar ao golo. Everton, de cabeça, aproveitou da melhor forma o excelente cruzamento de Taarabt para fazer o empate. De realçar o grande passe de Pedrinho para o marroquino, antes deste ir à linha e tirar o cruzamento.

As águias foram à procura do 2-1, mas à passagem da meia hora, o ritmo baixou. A intensidade reduziu e as oportunidades escassearam até ao apito para o intervalo. O jogo foi perdendo algum gás, mas no segundo tempo voltou a animar. O Benfica até entrou bem, com Pedrinho a testar mais uma vez Bodart, mas foi novamente o St. Liège a marcar.

Aos 60 minutos, Tapsoba disparou do ‘meio da rua’ e Helton Leite deixou bater no relvado e já não conseguiu a defesa. Outra vez sem grande esforço, os belgas estavam à frente no marcador. E o cenário do primeiro tempo repetiu-se, uma vez que o Benfica não teve muitos minutos em desvantagem. Laifis derrubou João Ferreira e o árbitro assinalou grande penalidade. Pizzi, recém-entrado no jogo, marcou com classe e colocou-se no topo da lista dos melhores marcadores da Liga Europa com seis golos.

Até final, o Benfica ainda tentou chegar à reviravolta, mas Bodart e os ferros da baliza foram negando o terceiro das águias. Pizzi podia ter bisado mesmo ao cair do pano, mas atirou à trave, já depois de Everton ter feito voar o guarda-redes do Standard Liège. O empate permaneceu até ao apito final.

 

90+4'- FINAL DO JOGO! Standard de Liège e Benfica empatam a dois golos na Bélgica.

90+1'- À TRAVE! Pizzi acerta com estrondo no ferro da baliza do St. Liège.

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos.

88'- EVERTON! Perto do terceiro, mas Bodart com uma excelente intervenção a negar o golo ao extremo do Benfica.

83'- Jesus faz nova alteração: Seferovic entra para o lugar de Taarabt.

80- Nuno Tavares é substituído por Cervi. O argentino é agora o lateral-esquerdo das águias. Weigl também sai para dar lugar a  Gabriel.

72'- Nova mexida no St. Liège: Tapsoba sai para a entrada de Oularé.

70'- O Rangers vai ganhando na Polónia por 2-0 e desta forma adivinha-se difícil ao Benfica assegurar a liderança do grupo.

Fique com as imagens do 2-2

67'- GOLOOOOOO DO BENFICA!!!!! Com muita classe, Pizzi não falha! Está feito o 2-2.

66'- PENÁLTI PARA O BENFICA! Laifis derruba João Ferreira e o Benfica tem agora hipótese para chegar ao empate...

64'- Dupla substituição no Benfica: Pizzi e Rafa entram para os lugares de Pedrinho e Waldschmidt.

61'- AO POSTE! Darwin contorna o guarda-redes adversário e atira ao ferro de ângulo muito apertado.

Fique com as imagens do 2-1

60'- GOLO DO STANDARD DE LIÈGE! Tapsoba arma o remate de muito longe, sem oposição e faz o 2-1. A bola não vai com grande colocação, mas bate no relvado e Helton Leite não consegue segurar. Os belgas em vantagem novamente na partida.

59'- O treinador do Standard Liège tenta mudar o rumo dos acontecimentos com uma dupla substituição. Entram Muleka e Fai, saem Shamir e Balikwisha.

54'- Cartão amarelo para João Ferreira.

47'- Pedrinho! Excelente remate do extremo brasileiro com Bodart novamente a dar nas vistas.

46'- Recomeça o jogo!

45'- Intervalo!

43'- Contra-ataque promissor do Benfica, mas Darwin falha o passe e a jogada perde-se.

40'- Depois de uns primeiros 25 minutos muito intensos, o jogo entra agora num ritmo mais lento...

34'- O Rangers marca na Polónia e assim é o líder virtual deste grupo.

33'- O Standard Liège agora com mais bola. Os belgas vão tentando pegar no jogo neste momento.

30'- Segura Helton Leite! O remate foi feito por Bastien.

25'- O Benfica não tira o pé do acelerador. A equipa da Luz não desocupa o meio-campo belga e agora foi Taarabt a colocar Bodart novamente à prova. Mais um canto para a formação orientada por Jorge Jesus.

22'- Muito interventivo na partida, como sempre, Jorge Jesus. Ouvem-se várias correções aos jogadores por parte do técnico encarnado.

Fique com as imagens do 1-1

16'- GOLOOOOOO DO BENFICA!!!!! MARCA EVERTON! Bela jogada da equipa encarnada... Excelente passe de Pedrinho para Taarabt que consegue ir à linha, enquanto o guarda-redes sai dos postes. O marroquino tira o cruzamento para a cabeça de Everton e o brasileiro consegue o cabeceamento e faz o empate perante a baliza deserta!

13'- Com este resultado, o Benfica passa em segundo lugar aos 16avos de final da Liga Europa.

Fique com as imagens do 1-0.

12'- GOLO DO STANDARD LIÈGE! Contra a corrente do jogo! Cruzamento da direita e Raskin, sem grande oposição, cabeceia para o fundo das redes defendidas por Hélton Leite.

10'- EVERTON! Que perdida do extremo brasileiro. Na cara do guarda-redes do St. Liège, Everton atira por cima da baliza. Três oportunidades em cinco minutos... Adivinha-se o golo por parte da equipa portuguesa.

7'- TAARABT! Remate à entrada da área, Bodart não segura à primeira e por pouco Waldschmidt não consegue a emenda. Nova ameaça por parte do Benfica!

5'- Waldschmit atira à baliza, depois de uma abertura de Nuno Tavares, e Bodart realiza uma defesa apertada! Primeiro lance de perigo na partida.

5'- Jogo dividido nestes primeiros minutos.

1'- COMEÇA A PARTIDA!

0'- Cumpre-se um  minuto de silêncio em memória de Paolo Rossi, figura da seleção italiana no Mundial de 1982.

0'- Em relação ao encontro frente ao Paços de Ferreira, Jesus promove cinco alterações no onze inicial. Helton Leite, Jardel, João Ferreira, Pedrinho e Waldschmidt jogam de início esta quinta-feira.

0'- Vertonghen será o capitão esta tarde. Jorge Jesus quis dar uma 'prenda' ao belga no regresso ao seu país.

Onzes

Standard LiègeBodartJansBokadiLaifisGavoryBastienRaskinShamirCimirotTapsoba e Balikwisha.

Benfica: Helton Leite; João Ferreira, VertonghenJardel, Nuno Tavares; Weigl, Pedrinho, TaarabtEvertonWaldschmidt e Darwin.

Antevisão

Uma vitória em Liège pode significar o Benfica passar aos 16avos de final da Liga Europa no 1.º lugar do grupo. Tudo depende também do encontro entre o Rangers e o Lech Poznan na Polónia, mas Jorge Jesus garantiu que a sua equipa vai jogar a pensar na conquista dos três pontos.

Por outro lado, depois de uma derrota por 0-3 na Luz, o Standard Liège quer despedir-se da competição da melhor maneira. O treinador da formação belga acredita que a equipa está num bom caminho para obter um bom resultado, apesar de atribuir favoritismo ao conjunto português.

Do lado do Benfica esperam-se algumas mudanças no onze inicial lançado por Jorge Jesus, mas na antevisão do encontro o técnico não quis abrir o jogo. 

Recorde-se que o Benfica encontra-se neste momento no segundo lugar do Grupo D, com 11 pontos, os mesmos que o Rangers. Lech Poznan e St. Liège dividem os últimos lugares, ambos com três pontos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório