O FC Porto anunciou, esta sexta-feira, que acionou a segunda opção de compra prevista no contrato de transferência com o Atlético de Madrid para a aquisição, a título definitivo, de 15% dos direitos económicos de Samu Aghehowa pelo valor total de cinco milhões de euros.
Para além disso, e de forma a ficar com a totalidade dos direitos económicos do jogador espanhol, os dragões também compararam os restantes 20% ao Atlético de Madrid por um montante de sete milhões de euros.
Feitas as contas, a direção liderada por André Villas-Boas investiu um total de 12 milhões de euros para ficar com 100% do passe do goleador espanhol, aos quais se juntam os 15 milhões (por 50% dos direitos económicos) investidos no verão de 2024 e outros cinco milhões (por 15%), no passado mês de maio. Feitas as contas, foram precisos 32 milhões de euros para o FC Porto ficar com 100% do passe de Samu.
De resto, Samu salta diretamente para o topo das contratações mais caras de sempre do FC Porto, destronando o compatriota Nico González, que motivou um investimento de 21,20 milhões de euros. Ao mesmo tempo, Samu também se torna no jogador mais caro da história do futebol português, superando o médio turco Orkun Kökçü, adquirido há dois anos pelo Benfica aos neerlandeses do Feyenoord por 25 milhões de euros fixos, que depois acabariam por chegar aos 30 milhões por conta dos objetivos.
Refira-se que Samu Aghehowa chegou ao FC Porto há cerca de um ano, numa contratação 'relâmpago' operada por André Villas-Boas, e depressa conquistou os adeptos, terminando a temporada com 27 golos e três assistências num total de 45 jogos realizados. Pelo meio, Samu fez ainda a estreia pela seleção principal de Espanha, deixando a de sub-21, e foi amealhando alguns prémios individuais no campeonato.
Totalmente blindado
Samu assinou um contrato válido por cinco anos - ou seja, válido até 2029, e está blindado por uma cláusula de rescisão no valor de 100 milhões de euros. Com este novo investimento, a SAD do FC Porto protege-se do assédio que tem andado em torno do jovem internacional espanhol, que já foi associado a vários clubes da alta roda do futebol europeu, uma vez que passou a ser detentor exclusivo do passe de Samu.
O mesmo é dizer que o Atlético de Madrid não terá direito a qualquer fatia numa eventual transferência de Samu Aghehowa.
Presente no arranque da pré-temporada
Curiosamente, a pré-época do FC Porto arrancou na manhã desta sexta-feira, já com o novo treinador Francesco Farioli ao comando, e Samu foi um dos elementos presentes no grupo de trabalho que compareceu no Olival.
Para além do avançado espanhol, também Diogo Costa, Claúdio Ramos, João Costa, Diogo Fernandes, João Mário, Martim Fernandes, Otavio, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Dominik Prpic, Gabriel Brás, Francisco Moura, Zaidu, Vasco Sousa, Stephen Eustáquio, André Oliveira, Marko Grujic, Tomás Pérez, Alan Varela, Rodrigo Mora, Gabri Veiga e Iván Jaime, Pepê, Gonçalo Borges, William Gomes, Ángel Alarcón, Danny Namaso, Deniz Gul marcaram presença no arranque dos trabalhos de preparação para a nova temporada.
Em sentido inverso, Samuel Portugal, Romário Baró, André Franco, Fábio Cardoso e Francisco Conceição foram ausências notadas, sendo que este último estará a ser negociado com a Juventus, clube que representou na última temporada a título de empréstimo.
[Notícia atualizada às 16h56]
Leia Também: Oficial: Lucho González regressa ao FC Porto para ser treinador adjunto