Procurar

Craque do Betis dá 'murro na mesa': "Não sou gay, mas e se fosse?"

Aitor Ruibal, titular indiscutível do Real Betis, lamenta que o mundo do futebol esteja "tão masculinizado", e revela que é até a mulher a "primeira" a pintar-lhe as unhas.

Craque do Betis dá 'murro na mesa': "Não sou gay, mas e se fosse?"

© REUTERS/Stoyan Nenov

Carlos Pereira Fernandes
17/10/2025 08:38 ‧ há 1 dia por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

La Liga

Aitor Ruibal concedeu, esta quinta-feira, uma extensa entrevista ao programa 'El Chiringuito de Jugones', emitido pela estação televisiva espanhola, na qual aproveitou para 'colocar os pontos nos is' a propósito dos rumores que, ao longo dos últimos anos, se foram instalando, a propósito da vida pessoal.

 

O jogador de 29 anos de idade tem vindo a dar nas vistas, não só dentro das quatro linhas, ao serviço do Real Betis, mas também fora delas, fruto dos visuais extravagantes nos quais tem vindo a apostar, variando, frequentemente, as cores com as quais pinta o cabelo e até mesmo as unhas.

Questionado quanto ao escrutínio que tem vindo a merecer, atirou: "Há muita gente que tem medo de ser como é, e não o é porque é futebolista. O futebol está tão masculinizado que ver algo de diferente chama a atenção. Eu não sou gay, mas, se fosse, não haveria problema. Qual era o mal? No final, o importante é cada um sentir-se bem consigo mesmo".

"A minha mulher [Anabel Barrau] apoia-me em tudo, é a primeira a pintar-me as unhas. Até me as pintaria todos os dias, tendo em conta a cor de cabelo que usasse. Criticam-me por ser natural, mas aquilo que eu faço é por ser eu mesmo", rematou o extremo-direito natural de Sallent de Llobregat.

Já foi alvo de ataques homofóbicos

Aitor Ruibal 'saltou' para as manchetes, em junho de 2023, quando recorreu às redes sociais para denunciar ataques homofóbicos de que foi alvo, depois de ter publicado uma fotografia onde surgia ao lado de Borja Iglesias, jogador com o qual partilha balneário, no Real Betis, de mala na mão.

"Depois das tentativas frustradas por parte de uma minoria ruidosa de me ridicularizar a mim e ao meu colega Borja Iglesia, em referência à nossa maneira de vestir, assim como à nossa suposta orientação sexual, apenas quero deixar claro: A importância de manter o respeito por cada pessoa independente da sua orientação sexual ou de qualquer índole", escreveu.

"Aqueles que, por esta altura, continuam a mostrar este tipo de comportamento, precisam de ajuda urgentemente. Problemas têm vocês pela vossa intolerância; (…) e o mais importante, obrigado por todas as mensagens de apoio!", rematou.

Uma situação que também mereceu condenação por parte de Borja Iglesias: "Cada vez que este tipo de situação relacionada às fobias, que ainda existem, acontece, só me dá mais força para continuar a lutar para que cada um disfrute consigo e com os demais como lhe dê nas ganas. Muito obrigado pelas mensagens de carinho. E muito ânimo a quem continua na pré-história, só pode ser difícil não evoluir e continuar a condicionar-se a um mesmo lugar de desfrutar a vida, que é preciosa".

Afinal, quem é Aitor Ruibal?

Aitor Ruibal deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço de Manresa, UE Cornellà e CE L'Hospitalet, tendo chegado ao Real Betis, no verão de 2015, com apenas 19 anos de idade. A estreia ao mais alto nível deu-se na temporada seguinte, mas a afirmação acabou por tardar.

Em 2017/18, o espanhol foi emprestado ao Cartagena, em 2018/19, ao Rayo Majadahonda, e, em 2019/20, ao Leganés. O regresso ao Benito Villamarín deu-se em 2020/21, onde agarrou, de uma vez por todas, um lugar na equipa principal, que não mais largou.

Leia Também: Antony volta a falar sobre o United: "40 dias num hotel… Faltou respeito"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si