Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"João Almeida? Manter a liderança do Giro por tanto tempo é histórico"

Antigo ciclista espanhol que participou em 14 edições consecutivas da Vuelta, mas que tem no currículo etapas ganhas também no Giro e no Tour, responde, em parceria com a Eurosport, a alguma questões do Desporto ao Minuto.

"João Almeida? Manter a liderança do Giro por tanto tempo é histórico"
Notícias ao Minuto

08:09 - 22/10/20 por Sérgio Abrantes e com Eurosport

Desporto Eduardo Chozas

Eduardo Chozas Olmo, ex-ciclista espanhol que deu nas vistas entre as décadas 1980 e 1993, durante os quais conseguiu 26 vitórias, destacando-se quatro vitórias em etapas no Tour de France e três no Giro de Itália, responde esta quinta-feira, em parceria com a Eurosport, a alguma questões do Desporto ao Minuto. 

Com João Almeida a brilhar nos palcos transalpinos, com uma liderança 'rosa' que já quebrou todos os recordes lusos, quisemos saber como avalia, um profissional, o atual estado do ciclismo português.

Porém, nem só sobre este tema decorreu a conversa, abordando-se também a possibilidade, à semelhança de outras modalidades, de uma parceria Espanha-Portugal para uma grande competição de ciclismo. 

O ciclismo português teve ocasionalmente alguns sucessos internacionais. Como vê a subida repentina de João Almeida no Giro e até onde acha que ele pode ir? 

O que o João Almeida conquistou ao manter a liderança por tanto tempo é histórico. Já estamos na fase decisiva do Giro com etapas como a do Stelvio e esses são momentos marcantes da corrida e tudo pode acontecer no Giro. Não vimos nenhuma grande batalha entre os favoritos e isso também tem influenciado. As condições meteorológicas irão igualmente desempenhar um papel importante, pelo que estes serão dias realmente emocionantes. Se o João Almeida for capaz de continuar a fazer o que tem vindo a fazer, ele vai graver o seu nome na história do ciclismo. 

O que acha que tem faltado ao ciclismo português e o que precisa para atingir níveis mais elevados?

Em Portugal existem ciclistas extraordinários e talvez falte uma equipa do World Tour. Em Espanha temos apenas uma equipa e é bom ver grandes ciclistas. Em Portugal têm muito talento com o Almeida ou o Rui Costa, mas percebo que a luta é mais de enfoque nacional, com um calendário entre Portugal e Espanha, com equipas de categorias inferiores. Acho que se pudessem ter uma equipa no World Tour, o mundo inteiro poderia ver a qualidade do ciclismo português. 

Por vezes, Portugal e Espanha juntam-se para acolher alguns eventos desportivos, como a candidatura recentemente apresentada para receber o Mundial de futebol. Faria sentido unir os dois países em termos de competições ibéricas, lutando pela criação, por exemplo, de uma Volta a Portugal - Espanha?

A Volta a Portugal tem sido tradicionalmente uma corrida muito exigente. Tal como acontece com as equipas, se Portugal pudesse elevar essa prova à categoria de World Tour, seria um grande impulso. O ciclismo é diferente de outros desportos como o futebol, porque aqui são empresas que organizam as grandes corridas. Uma corrida 'ibérica' entre Portugal e Espanha seria fantástico, mas é um conceito complicado devido a todos aqueles factores que influenciam estas decisões, como as empresas que a organizam, as datas no calendário para uma prova desta envergadura... Quando vemos que a tendência é diminuir o número de dias de competição... Seria ótimo ver algo assim, mas acho que não é possível de concretizar. 

As transmissões das etapas do Giro arrancam na Eurosport às 11h25, decorrendo todos os dias até domingo. Ao longo do dia pode ver ainda na Eurosport as etapas da Vuelta que colam no direto com as Giro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório