Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Premier League admite perdas na ordem dos 1,3 mil milhões de euros

A Liga inglesa de futebol poderá enfrentar perdas financeiras na ordem dos mil milhões de libras (1,3 mil milhões de euros), bem como a falência de muitos clubes, caso a época não termine, devido à pandemia da covid-19.

Premier League admite perdas na ordem dos 1,3 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

14:06 - 08/04/20 por Lusa

Desporto Premier League

Estes números foram apresentados pelo presidente da 'Premier', Richard Masters, em carta dirigida ao departamento para o desporto, cultura digital e meios de comunicação do governo britânico.

Na nota, Richard Masters assegura que caso não exista solução para as grandes perdas, que muitas empresas e equipas estão na contingência de encerrar, daí a defesa de um 'lay off' em que o estado pague 80% do salário dos trabalhadores.

"As medidas anunciadas pelo governo destinam-se a toda a economia, incluindo empresas destinadas a providenciar entretenimento ou que dependam do talento de elite", justificou Masters, para a inclusão dos clubes.

Declarações que não foram bem recebidas por Julian Knight, deputado do governo para a área do desporto, que pediu à 'Premier League' para não defender o indefensável, referindo que é motivo para rir que os clubes "usem com moderação" as ajudas do governo.

Nos últimos dias, a Liga sugeriu cortes de 30% nos salários dos futebolistas, uma proposta rejeitada pelo Sindicato dos Jogadores (PFA), referindo que a medida agravaria as finanças do estado, que encaixaria menos receita fiscal.

Alguns clubes, como o Tottenham ou Newcastle, recorreram aos mecanismos legais de ajuda do estado para pagar salários a funcionários, que não jogadores, medida que o Liverpool também disse que ia usar, mas que depois recuou na intenção.

Os alertas de Richard Masters estão em consonância com as ideias do presidente da Federação inglesa de futebol, Greg Clarke, que já veio dizer que a atual situação poderá levar à falência de muitos clubes, caso a situação se prolongue no tempo.

A Liga inglesa, à semelhança de outros em todo o mundo, parou a competição devido à crise sanitária existente com a pandemia do novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório