Tardou, mas chegou. Rui Costa oficializou, esta quinta-feira, a sua recandidatura à presidência do Benfica, colocando um ponto final nas dúvidas que se 'arrastavam' ao longo dos últimos meses.
Dessa forma, o 'quatro em linha' que se começava a alinhar para as eleições presidenciais do Benfica, marcadas pelo próximo dia 25 de outubro, acaba por 'cair por terra' com o mais recente anúncio do atual líder máximo das águias.
Aos já conhecidos candidatos João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e Martim Mayer, junta-se agora Rui Costa e, para além do nome de Mauro Xavier à porta (algo que poderá ser formalizado mais perto da data), vale a pena recordar a crescente possibilidade de também Luís Filipe Vieira tentar a sua sorte num clube que liderou durante 18 anos.
Depois do Mundial, o oficial
A (tensa) Assembleia Geral ordinária do Benfica do passado dia 7 de junho havia afastado qualquer tipo de cenário de eleições antecipadas, remetendo mesmo Rui Costa para o anúncio da (tão aguardada) decisão para depois da participação do Benfica no Mundial de Clubes.
Quase duas semanas depois da eliminação aos pés do finalista Chelsea (1-4 após prolongamento), eis que o atual presidente do clube da Luz passou a ser oficialmente o quinto candidato ao cargo, que ocupa desde 2021.
"Só o Sport Lisboa e Benfica importa. (...) Prometi aos sócios e adeptos que esclarecia a minha posição antes do início da nova época. O prometido é devido. A minha posição é a de sempre. Por amor ao clube, por compromisso pela sua história, alma e ambição de sempre. No Benfica não se desiste. Trabalha-se com paixão, visão e sentido de futuro. No momento mais difícil disse 'presente' e avancei. Juntos ultrapassámos o cabo das tormentas e garantimos estabilidade. A mística, a ambição e a vontade de vencer fazem parte do nosso ADN. Porque é preciso fazer o que ainda não foi feito, assumo à Benfica, que sou recandidato a presidente do Sport Lisboa e Benfica", esta foi uma das declarações de Rui Costa na hora do anúncio.
E agora, Luís Filipe Vieira?
Outro nome forte que tem 'ecoado' nos corredores do Estádio da Luz dificilmente poderia ser mais conhecido: e é aqui que entra Luís Filipe Vieira.
Já lá vai mais de uma semana desde que o antigo presidente do Benfica se mostrou indignado com a posição da direção encabeçada por Rui Costa em discutir a sua expulsão como sócio do clube, tendo recusado mesmo ser "argumento expiatório" para os mais recentes fracassos do Benfica.
Nesse sentido, Luís Filipe Vieira poderá estar prestes a oficializar a luta por um estatuto que bem conhece, já depois de ter sido substituído interinamente por Rui Costa, aquando da detenção em 2021, na sequência da Operação Cartão Vermelho. Em outubro desse ano, o antigo internacional português acabaria mesmo por ser eleito pelos sócios como novo presidente do Benfica.
Leia Também: Oficial: Rui Costa anuncia recandidatura às eleições do Benfica
Leia Também: Oposição saúda recandidatura de Rui Costa com reparos: "Em 4 anos..."