Depois de um período de reflexão, Rui Costa decidiu avançar mesmo e recandidatar-se às eleições do Benfica, que acontecem a 25 de outubro deste ano. A decisão do atual presidente das águias foi anunciada, oficialmente, esta quinta-feira, através das redes sociais.
"Só o Sport Lisboa e Benfica importa. (...) Prometi aos sócios e adeptos que esclarecia a minha posição antes do início da nova época. O prometido é devido. A minha posição é a de sempre. Por amor ao clube, por compromisso pela sua história, alma e ambição de sempre. No Benfica não se desiste. Trabalha-se com paixão, visão e sentido de futuro. No momento mais difícil disse 'presente' e avancei. Juntos ultrapassámos o cabo das tormentas e garantimos estabilidade. A mística, a ambição e a vontade de vencer fazem parte do nosso ADN. Porque é preciso fazer o que ainda não foi feito, assumo à Benfica, que sou recandidato a presidente do Sport Lisboa e Benfica", explicou Rui Costa, prosseguindo.
"Como o tempo não para e o Benfica será sempre mais que uma circunstância, e porque há decisões a serem tomadas no interesse do clube e dos sócios, e porque confio na competência e na capacidade em fazer ainda mais e melhor. Porque o meu foco total é na preparação da próxima época desportiva, oportunamente apresentarei a minha candidatura, a minha equipa e o nosso projeto futuro para um novo mandato. Neste momento, a minha prioridade é clara: criar todas as condições para uma época vitoriosa, repleta de conquistas e títulos para a nação benquista em todas as modalidades e competições", sublinhou ainda Rui Costa.
"O Benfica é estruturalmente a melhor, a maior e a mais abrangente e inovadora instituição desportiva em Portugal. Ninguém mais do que eu deseja vencer, fazer crescer esta ambição e continuar a escrever a história do maior de Portugal. Voltamos com a energia renovada, a ambição reforçada e com a mesma paixão de sempre. É esse o compromisso que continuaremos a honrar, focados no melhor para o Benfica sempre de alma e coração. Com a chama imensa, viva o Sport Lisboa e Benfica!", rematou o atual presidente das águias.
Rui Costa é, assim, mais um candidato assumido à presidência do Benfica, cargo que ocupa desde 2021, e junta-se aos outros quatro nomes que já haviam formalizado as respetivas candidaturas: João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e Martim Mayer.
Por seu turno, Mauro Xavier também admite avançar com uma candidatura, mas prefere tomar uma decisão mais perto da data das eleições, aguardando por aquilo que for sendo apresentado pelos candidatos assumidos. Existe, ainda, segundo a imprensa desportiva, a possibilidade de Luís Filipe Vieira também avançar para esta corrida eleitoral.
Recorde-se que o antigo médio internacional português substituiu interinamente Vieira em 2021, quando este se demitiu depois de ter sido detido na Operação Cartão Vermelho, e acabaria por ser eleito pelos sócios em outubro desse ano.
Refira-se, ainda, que o prazo para entrega das listas termina a 10 de outubro.
[Notícia atualizada às 16h56]
Leia Também: Noronha critica pedido tardio de centralização dos direitos televisivos