Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Leão volta a conquistar lugar no pódio à boleia de herói improvável

Colombiano Cristian Borja marcou o golo que recolocou a equipa de Alvalade no terceiro posto do campeonato.

Leão volta a conquistar lugar no pódio à boleia de herói improvável
Notícias ao Minuto

22:59 - 27/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

Resumo do jogo: O Sporting venceu, esta segunda-feira, na recepção ao Marítimo, por 1-0, em encontro da 18.ª jornada da I Liga. O golo da vitória foi marcado por Cristián Borja já no último quarto de hora, num jogo que ficou marcado pela estreia de Sporar e a lesão aparentemente grave de Luiz Phellype.

O encontro começou com o Sporting a ficar perto de se colocar em vantagem por intermédio de Ristovski. Bruno Fernandes descobriu o macedónio na área, que recebeu bem, mas atirou muito por cima da baliza defendida por Amir.

Minutos depois aconteceu a lesão de Luiz Phellype que levou à entrada extemporânea do reforço de inverno Sporar. O brasileiro saiu do encontro em lágrimas, e acompanhado por dois elementos da equipa médica dos leões, antevendo-se uma lesão grave.

O esloveno entrou na partida e tentou logo mostrar serviço nos minutos seguintes. Servido por Bruno Fernandes, Sporar atirou para uma defesa com o pé de Amir, com a bola a sair pela linha de fundo.

Em seguida, Coates marcou, aos 18 minutos, aquele que poderia ter sido o melhor golo da sua carreira. Bruno Fernandes cruzou para a área, o uruguaio recebeu no peito e com um excelente 'pontapé moinho' colocou a bola no fundo das redes adversárias, mas a posição irregular impediu aquele que seria um belo golo.

Depois de dominar na primeira meia-hora do encontro, o Sporting desceu de produção e o Marítimo até podia ter saído a ganhar para o intervalo não fosse a boa intervenção de Luís Maximiano a um remate de Rodrigo Pinho aos 38 minutos, naquela que foi a melhor oportunidade da etapa inicial.

O segundo tempo começou com mais um golo anulado ao Sporting, mas este deixou algumas dúvidas. Borja cruzou da esquerda à procura de Sporar, mas Amir chegou primeiro e desviou para a frente onde estava Rafael Camacho para atirar para o fundo das redes. Rui Costa foi ver as imagens e decidiu invalidar, pela segunda vez, um golo aos leões por falta de Sporar sobre René Santos.

A resposta do Marítimo não se fez esperar e Rodrigo Pinho esteve a centímetros de marcar. O brasileiro ultrapassou Neto e Coates e na cara de Maximiano viu o guarda-redes cortar o lance em direção da baliza, antes de Ristovski tirar pela linha de fundo.

Numa tentativa de mexer com o jogo, Silas colocou em campo Gonzalo Plata e Jovane Cabral, jovem cabo-verdiano que esteve na origem do golo, agora validado, que daria a vitória aos leões. Aos 76 minutos, o extremo cruzou rasteiro e ao segundo poste Borja apareceu para desviar para aquele que foi o seu primeiro golo com a camisola do emblema verde e branco.

Até final do encontro, Jovane Cabral esteve perto de assinar aquele que seria o segundo dos leões no encontro. O cabo-verdiano atirou a centímetros da baliza de Amir.

Com este resultado, o Sporting regressa ao terceiro posto do campeonato com 32 pontos, ultrapassando o Famalicão que é quarto classificado com menos um. O Marítimo é 13.º com 20.

Momento do jogoBorja fez explodir as bancadas do estádio de Alvalade com um remate certeiro aos 76 minutos. Jovane Cabral cruzou para a área e o colombiano desviou ao segundo poste para aquele que foi o seu primeiro golo com a camisola dos leões.

Minuto a minuto:

90+3' - Cartão amarelo para Edgar Costa.

90+1' - Que perigo! Esteve à vista o segundo. Jovane dispara cruzado e fica a centímetros do golo.

90' - Rui Costa dá quatro minutos de compensação.

89' - René vê cartão amarelo.

86' - O Marítimo tenta agora pressionar no ataque na tentativa de chegar à igualdade no marcador.

Confira o lance do golo do Sporting

82' - Bruno Fernandes vê cartão amarelo

79' - Segunda mudança no Marítimo. Getterson entra para o lugar de Diego Moreno.

76' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do Sporting! Marca Borja! Jovane Cabral recebe na direita, cruza rasteiro e o colombiano aparece ao segundo poste a inaugurar, à terceira, o marcador.

72' - Canto de Bruno Fernandes, Coates desvia ao primeiro poste, mas Jovane Cabral não consegue encostar.

71' - Silas esgota as alterações. Saída de Doumbia para a entrada de Jovane Cabral.

70' - Grande momento de Bruno Fernandes! Capitão leonino ficou a centímetros do 1-0, com um míssil que terminou na trave da baliza do Marítimo. Amir estava batido.

66' - Grande jogada de Plata que termina em defesa de Amir. Bruno Fernandes solicita a entrada do equatoriano, mas o guardião insular estava atento e desviou a bola.

62' - José Gomes faz a primeira alteração. Edgar Costa entra para o lugar de Joel Tagueu.

62' - Silas volta a mexer. Plata entra para o lugar de Jesé.

61' - Muito perto o Marítimo de abrir o marcador. Rodrigo Pinho correu quase metade do campo, ultrapassou Neto e Coates e na cara de Maximiano viu o guarda-redes cortar o lance em direção da baliza, antes de Ristovski tirar pela linha de fundo.

57' - Confirma-se o golo anulado aos leões, o segundo na partida. Rui Costa analisou as imagens do VAR e decidiu que Sporar empurrou René Santos pelas costas.

54' - Lance está a ser analisado pelo vídeoárbitro.

53' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do Sporting! Marca Rafael Camacho. Borja cruza da esquerda à procura de Sporar, mas Amir chega primeiro e desvia para a frente onde estava o jovem para atirar para o fundo das redes.

52' - Livre de Bruno Fernandes passa pouco por cima da trave de Amir.

51' - Cartão amarelo para Bebeto por falta sobre Borja.

51' - Boa jogada de ataque do Sporting. Bruno Fernandes pica a bola sobre a defesa à procura de Jesé, mas Amir chega primeiro.

47' - Cruzamento de Rúben Ferreira termina nas mãos de Maximiano.

46' - Começa a segunda parte no estádio de Alvalade.

45+2' - Intervalo em Alvalade. Jogo termina sem golos na primeira parte.

45+2' - Rafael Camacho passou por dois adversários e tentou o remate de trivela, mas a bola terminou nas mãos de Amir.

45' - Rui Costa dá dois minutos de compensação.

40' - Rafael Camacho tenta sair a jogar em zona proibida, mas Nanú ganha a bola e atira para defesa de Maximiano.

39' - É o segundo aviso do Marítimo para a baliza do Sporting. Rodrigo Pinho falha por centímetros o desvio a um cruzamento de Bebeto.

38' - Grande defesa de Maximiano a remate de Rodrigo Pinho! Boa jogada de Nanu a servir o avançado brasileiro que na cara do guardião leonino atira para uma boa intervenção do português.

33' - Boa jogada de Borja pela esquerda, mas o cruzamento de pé direito sai totalmente desenquadrado.

31' - Bruno Fernandes tenta o remate de longe, mas a bola sai pouco centímetros a cima da baliza de Amir.

28' - Cartão amarelo para Luís Neto por falta sobre Correa.

26' - Amir quase borrava a pintura. Bruno Fernandes cobra um livre ainda longe da área, e o guardião não segurou, com a bola a sair pela linha de fundo.

25' - Luiz Phellype saiu em lágrimas em direção ao balneário. Avançado brasileiro muito aplaudido desde as bancadas.

23' - Bruno Fernandes tirar um cruzamento para a área, mas Zainadine desvia pela linha de fundo.

21' - Cruzamento de Nanu vai para as mãos de Maximiano.

20' - Confirma-se a posição irregular de Coates. O uruguaio estava 33 centímetros fora de jogo.

18' - Belo remate de Coates que termina no fundo das redes. Bruno Fernandes cruza para a área, e o uruguaio 'mata' no peito, antes de atirar para a baliza de Amir. O lance é invalidado por fora de jogo e está em análise no vídeoárbitro.

17' - Sporar anima as bancadas com um bom remate pouco depois de entrar. Grande passe de Bruno Fernandes para o avançado que de primeira vê Amir desviar pela linha de fundo.

15' - Aí está a estreia de Sporar. O avançado esloveno entra para o lugar de Luiz Phellype.

14' - O brasileiro sai muito queixoso do relvado e apoiado por dois elementos da equipa médica dos leões.

13' - Luiz Phellype não está em condições para continuar em campo. Sporar despe o casaco e vai estrear-se pelos leões.

12' - O que acaba de perder Ristovski. Enorme cruzamento de Bruno Fernandes a descobrir o macedónio na pequena área que recebe a bola e atira por cima da baliza de Amir.

8' - Diego Moreno atira muito por cima da baliza leonina.

5'- Primeiro remate do jogo é do Marítimo. Joel Tagueu atirou para defesa fácil de Maximiano.

5' - Cruzamento de Bruno Fernandes para a área, mas ninguém aparece para o desvio.

3' - Má decisão do ataque do Sporting. Jesé colocou em Rafael Camacho que soltou mal para Luiz Phellype.

1' - Começa o encontro em Alvalade.

0' - Capitães de equipa escolhem campo ou bola antes do início do encontro.

0' - Equipas já aquecem no relvado de Alvalade.

Equipas Iniciais:

Onze do Sporting: Maximiano, Ristovski, Neto, Coates, Borja, Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Jesé, Rafael Camacho e Luiz Phellype.

Suplentes do Sporting: Diogo Sousa, Ilori, Rodrigo Battaglia, Rosier, Gonzalo Plata, Jovane Cabral e Sporar.

Onze do Marítimo: Amir, Bebeto, Zainadine, René Santos, Rúben Ferreira, Nanu, Vukovic, Diego Moreno, Correa, Rodrigo Pinho e Joel Tagueu.

Suplentes do Marítimo: Charles, Grolli, Getterson, Edgar Costa, Bambock, China e Mesquita.

Antevisão: Sporting e Marítimo encontram-se, esta segunda-feira, pelas 21h00, no Estádio de Alvalade, numa partida relativa à 18.ª jornada da I Liga.

Os comandados de Jorge Silas tentaram conquistar os três pontos num encontro que se prevê complicado frente a um adversário sempre difícil.

Depois da derrota do Famalicão na receção ao Santa Clara (1-0), no domingo, os 'verdes e brancos' têm a oportunidade de ascender ao terceiro lugar do campeonato, uma vez que somam agora 29 pontos frente a 31 dos minhotos.

Por outro lado, a equipa orientada por Silas quer, frente ao 11.º classificado Marítimo, regressar às vitórias, depois do desaire caseiro no dérbi com o Benfica (2-0), na ronda anterior.

O encontro entre Sporting e Marítimo, agendado para as 21h00, terá arbitragem de Rui Costa e poderá acompanhar todos os detalhes no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório