Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Fábio Silva, o 'papa-recordes' do Olival que entusiasma o Dragão

Avançado está a protagonizar um excelente arranque de temporada. FC Porto deposita imensas esperanças no seu jovem jogador.

Fábio Silva, o 'papa-recordes' do Olival que entusiasma o Dragão
Notícias ao Minuto

09:01 - 29/10/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto FC Porto

Fábio Silva começou a ser aposta na equipa principal do FC Porto esta época, e as primeiras indicações estão a ser bastante positivas.

No último dia 19, o avançado, de apenas 17 anos, marcou ao Coimbrões, pela terceira pré-eliminatória da Taça de Portugal, e tornou-se no jogador mais jovem de sempre a fazer o gosto ao pé em jogos oficiais pelos dragões.

Como se não bastasse, Fábio Silva marcou também ao Famalicão, no último domingo, e voltou a fazer história: com o golo apontado ao então líder do campeonato, passou a ser o futebolista mais jovem de sempre a marcar no campeonato com a camisola azul e branca, deixando para trás o anterior recorde, que pertencia a Rúben Neves.

Estes foram, de resto, os primeiros golos do jovem atleta ao serviço da equipa principal do FC Porto, pela qual já soma oito encontros oficiais disputados, num total de 211 minutos em campo. Fazendo as contas, Fábio Silva marca um golo a cada 106 minutos no relvado, uma média superior à dos habituais titulares Zé Luís (que marca um golo a cada 111 minutos), Tiquinho Soares (um golo a cada 141 minutos) e Moussa Marega (um golo a cada 246 minutos).

Importa ainda lembrar que Fábio Silva já era o mais jovem da história a ser titular pelo FC Porto, feito alcançado quando jogou de início frente ao Santa Clara, e o mais jovem a participar numa partida dos dragões em competições europeias, quando foi a jogo diante do Young Boys, pela Liga Europa.

Estofo europeu

O avançado, no entanto, já tinha começado a dar nas vistas na temporada passada, quando ainda se encontrava ao serviço da equipa de juniores, pela qual apontou 33 golos em 39 jogos. E se o seu rendimento no campeonato nacional da categoria não surpreendeu - afinal, Fábio Silva habituou-se a ser sempre dos melhores marcadores da equipa nos escalões de formação -, a sua performance na UEFA Youth League saltou à vista de todos e colocou os principais 'tubarões' europeus de olho na 'pérola' do Olival.

Nos nove jogos que o FC Porto disputou na prova europeia, que acabou por conquistar depois de derrotar o Chelsea na final disputada em abril passado, Fábio Silva marcou em cinco ocasiões, incluindo na meia-final diante do Hoffenheim. O jovem avançado foi, portanto, um dos grandes destaques dos dragões na competição da UEFA, ao lado, curiosamente, do seu atual companheiro de equipa no plantel principal azul e branco Romário Baró.

Vistas as coisas, é fácil perceber por que motivo o FC Porto deposita tantas esperanças no internacional sub-19 português. Fábio Silva vai colecionando não só recordes, como boas exibições e golos, e Sérgio Conceição sabe que tem em mãos um diamante por lapidar. Cabe agora ao técnico portista manter a aposta no avançado, que começa a ganhar espaço na equipa principal apesar da forte concorrência que tem pela frente no plantel azul e branco.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório