Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Estrela de campeão já brilha? Coincidências e o comandante que não dorme

Benfica começou a perder frente ao Portimonense. Aos 53 minutos, Tabata marcou para os algarvios, mas tudo mudou em poucos minutos. Resultado final? Uma mão cheia de golos e uma resposta de... campeão.

Estrela de campeão já brilha? Coincidências e o comandante que não dorme
Notícias ao Minuto

08:33 - 05/05/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

O Benfica ainda teve de saber sofrer, antes de sorrir no final. O Portimonense inaugurou o marcador na aos 53 minutos, por intermédio de Bruno Tabata, e gelou os mais de 60 mil adeptos que assistiam ao jogo na Luz. Depois de uma primeira parte de fraco rendimento, os pupilos de Bruno Lage consentiram um golo que acabou por ter um lado motivador.

Se na primeira parte, os passes errados foram muitos, as desatenções foram constantes e as dificuldades em chegar ao último terço do terreno eram visíveis, tudo mudou após o golo sofrido para a turma encarnada. O Benfica foi do 0 ao 80 e começou a massacrar o Portimonense com sucessivos ataques. O rolo compressor foi tal que a reviravolta no marcador foi feita em apenas… quatro minutos. Rafa bisou aos 62’ e 66’ e colocou a Luz em festa.

As águias tinham o jogo na mão, mas não desacelaram nem por um segundo. E se o Portimonense tinha deixado uma boa imagem na 1.ª parte, a partir do primeiro golo do Benfica não conseguiu ter qualquer argumento para contrariar a superioridade do líder do campeonato.

Seferovic bisou nos últimos 10 minutos da partida e Jonas ainda foi a tempo de marcar em cima do apito final. Uma goleada e um importante passo para a possível conquista do 37.º título de campeão nacional.

A curiosidade dos números

Quem é supersticioso pode achar curioso este facto. Ora veja: o Benfica demorou quatro minutos a conseguir a reviravolta no marcador – Rafa marcou aos 62 e 66 minutos – e conseguiu uma diferença de quatro golos nesta vitória diante do Portimonense (5-1). E isto resulta no quê?

Com a vitória do FC Porto sobre o Aves, o Benfica está a quatro pontos do título de campeão nacional. E para finalizar, este triunfo dos encarnados aconteceu no dia 4 de maio.

Uma coisa é certa, o número quatro ficou (e muito) ligado a este triunfo na 32.ª jornada da I Liga e tudo num ano em que Luisão, figura principal do Benfica nos últimos anos, deixou os relvados. Sim, Luisão era o número... 4 das águias.

Equipa só acordou na 2.ª parte, mas o ‘comandante’ nunca dormiu em serviço

E se existiu um Benfica de duas caras neste jogo, o mesmo não se pode dizer de Pizzi. Pese embora o 21 das águias ‘só’ tenha feita uma assistência para golo, todo o jogo ofensivo dos encarnados passava pelos seus pés.

Rafa marcou os dois golos que consumaram a reviravolta no encontro, mas Pizzi foi o elemento mais constante das águias durante os 90 minutos e os seus números falam por si. Dois remates enquadrados, seis passes para finalização, uma eficácia de passe a rondar os 87%, dois dribles eficazes e oito recuperações de bola.

Pizzi já leva 19 passes para golo esta temporada e 43 passes para remates enquadrados na I Liga. É, de resto, o jogador com o melhor registo de assistências no campeonato.

As contas para o título

O Benfica soma agora 81 pontos e lidera o campeonato com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto, que é segundo classificado. Fazendo as contas, como aliás já referimos, as águias estão a quatro pontos do título. Basta um empate e uma vitória e conquistam o 37.º campeonato da sua história.

Mesmo que em Vila do Conde, os comandados de Bruno Lage empatem, uma vitória diante do Santa Clara permite ao Benfica acabar o campeonato no 1.º lugar, uma vez que tem vantagem no confronto direto com o FC Porto. Isto ou vencer em Vila do Conde e empatar na Luz diante do Santa Clara. O desfecho será igual.

Benfica vs. Portimonense
 56% Posse de bola 44%
 19 Remates 11
 12 Remates à baliza 5
 83% Eficácia de passe 81%
 7 Cantos 1
 10 Faltas 11
 0/0 Cartões amarelos/vermelhos 0/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório