Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

UEFA abre investigação ao City. Afastamento da Champions é séria hipótese

Campeões ingleses são acusados de terem 'mascarado' milionárias injeções de capital sob a forma de patrocínios.

UEFA abre investigação ao City. Afastamento da Champions é séria hipótese
Notícias ao Minuto

09:12 - 04/12/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Polémica

O jornal britânico The Guardian noticia, esta terça-feira, que a UEFA já avançou com a abertura de uma investigação ao Manchester City, face às mais recentes revelações do jornal alemão Der Spiegel, tendo como base documentos obtidos pelo Football Leaks.

Os campeões ingleses são acusados de terem recebido ‘injeções’ de capital no valor de vários milhões de euros por parte dos seus proprietários, na forma de patrocínios, como forma de contornar as regras do fair-play financeiro.

O organismo que rege o futebol europeu teme que este tipo de estratégia coloque em risco a integridade dos regulamentos, razão pela qual estará a equacionar passar da ‘simples’ multa a sanções desportivas.

Nesse sentido, em cima da mesa estará mesmo a possibilidade de afastar o Manchester City da Liga dos Campeões já na próxima temporada, caso se confirme que o clube teve, efetivamente, como objetivo ‘enganar’ a UEFA.

O clube, recorde-se, foi punido por incumprimento do fair-play financeiro da UEFA em 2014, com uma multa de 60 milhões de euros. Um valor que, no entanto, seria reduzido para mais de metade no ano seguinte, graças a um acordo estabelecido entre ambas as partes.

À margem da reunião do Comité Executivo da UEFA, que decorreu, este fim de semana, em Dublin, Aleksander Ceferin, presidente do organismo, confirmou que este se trata de "um caso concreto", pelo que prometeu conclusões para "muito em breve".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório