Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Football Leaks revela disputa FC Porto-FIFA por norueguês de 12 anos

Oscar Bobb mudou-se para Portugal em 2015 na companhia da mãe, uma atriz que assegurava ter conseguido emprego no Porto. No entanto, após uma disputa legal, o jovem jogador teve de regressar à Noruega.

Football Leaks revela disputa FC Porto-FIFA por norueguês de 12 anos
Notícias ao Minuto

09:46 - 22/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Polémica

O jornal norueguês VG divulga, esta quarta-feira, documentos obtidos pelo Football Leaks, que dão conta da história de Oscar Bobb, um jogador norueguês de 15 anos que, em 2015, quando tinha apenas 12 anos, terá motivado um conflito entre a FIFA e o FC Porto.

Os dragões terão começado a observar o jovem jogador em março de 2013, quando este disputou um torneio de camadas jovens no Algarve, enquanto jogador do Lynn, e terão continuado a acompanhá-lo durante cerca de dois anos.

Foi então que, em outubro de 2015, Bobb deixou a Noruega rumo a Portugal, na companhia da sua mãe, Turid Gunnes, uma atriz norueguesa que há muito viajava pelo mundo, e que encontrou, no Porto, uma nova oportunidade de emprego.

Foi então que soaram os alarmes na FIFA. Teria Turid Gunnes realmente mudado para Portugal com intuito de por cá trabalhar, ou esta seria apenas uma desculpa para conseguir inscrever Bobb no FC Porto, contornando os regulamentos, que proíbem transferências internacionais antes dos 16 anos?

O organismo que rege o futebol mundial abriu uma investigação e, na primavera de 2016, proibiu os dragões de inscrever o jogador. Ato contínuo, no início de 2017, a mãe de Bobb, Turid Gunnes, inscreveu-o na Escola de Futebol Hernâni Gonçalves, o que também suscitou dúvidas na FIFA.

Após uma troca de correspondência, na qual o diretor, Rui Pacheco, negou qualquer tipo de ligação ao FC Porto, o organismo voltou a dizer ‘não’ e o caso foi remetido ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), na Suíça, que acabaria de dar razão à FIFA.

Agora com 15 anos, Bobb atua no Valerenga, da Noruega, mas, refere o jornal, já terá tudo acertado para assinar pelo Manchester City assim que complete 16 anos, idade em que o poderá fazer sem qualquer tipo de complicação legal.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório