Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

'Poder de fogo' dos avançados leva Rui Vitória a pensar em alterações?

Só nove dos 35 golos marcados pelo Benfica foram apontados pelos seus avançados.

'Poder de fogo' dos avançados leva Rui Vitória a pensar em alterações?
Notícias ao Minuto

08:47 - 16/11/18 por Ruben Valente.

Desporto Análise

Castillo iniciou a época lesionado, Ferreyra foi o primeiro titular, mas Seferovic foi o mais utlizado até agora. No entanto, Jonas, que também esteve lesionado desde o princípio da temporada, recuperou e parece ter ficado com o lugar do suíço. No entanto, no somatório dos 20 jogos realizados até hoje, estes quatro avançados apenas marcaram 9 dos 35 golos da formação encarnada.

Um problema que pode ter contribuído para o 4.º lugar do campeonato, onde se situa agora o Benfica. Após várias épocas que Jonas habituou os adeptos da Luz a ser o homem golo, e em que Raúl Jiménez ou Mitroglou apareciam a marcar aquilo que o brasileiro não colocava no fundo das redes, a equipa de Rui Vitória viu-se carente de um avançado goleador.

Ferreya apontou um golo, mas não se conseguiu afirmar e viu a concorrência passar-lhe à frente. Por concorrência, entenda-se, Seferovic. O suíço acabou por ser útil na frente de ataque, mas existiram jogos em que os processos ofensivos das águias exigiam mais. Até aqui, Seferovic apontou quatro golos em 14 jogos.

Jonas já marca, mas...

Acabou por aparecer, aos poucos, Jonas. O brasileiro, já recuperado, foi sendo reintegrado na equipa e parece ter relegado o suíço para o banco de suplentes. Nos últimos três jogos, o camisola 10 já apontou três golos. No entanto, em dois deles, o Benfica empatou e perdeu [Moreirense e Ajax].

Portanto, a pergunta que se impõe é: Será Jonas suficiente? A resposta terá de ser dada nos próximos jogos por Rui Vitória. Mas, a verdade, é que há um denominador comum a todos estes avançados que foram enumerados: todos eles jogaram sozinhos na frente de ataque.

O 4x3x3 de Rui Vitória tem feito com que sejam os médios e os alas a aparecer como finalizadores e essa fórmula… pode estar ultrapassada. Até porque se virmos as características dos atuais avançados do Benfica, elas são mais propícias a que existam dois jogadores na linha da frente. Ainda assim, o sistema tem-se mantido. Mas a que custo?

Avançados Jogos Golos Minutos
Nicolás Castillo 5 0 132
Facundo Ferreyra 7 1 505
Haris Seferovic 14 4 987
Jonas 7 4 385

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório