Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Filme 'Como nossos pais' abre FESTin a 27 de fevereiro em Lisboa

O filme 'Como nossos pais', da realizadora brasileira Laís Bodansky, abrirá, a 27 de fevereiro, em Lisboa, o FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, cuja nona edição foi hoje anunciada.

Filme 'Como nossos pais' abre FESTin a 27 de fevereiro em Lisboa
Notícias ao Minuto

20:30 - 30/01/18 por Lusa

Cultura Cinema

Marcado de 27 de fevereiro a 06 de março, no cinema São Jorge, o FESTIN dá primazia à produção cinematográfica feita no espaço da lusofonia, com mais de trinta filmes em competição, mas este ano, pela primeira vez, irá exibir filmes de países que tiveram o idioma ancestral do português, o Latim, como Espanha, Cuba, França, Itália e Roménia.

Entre as longas-metragens em competição, há vários filmes brasileiros, entre os quais 'Não devore meu coração', primeiro filme de Felipe Bragança, 'Como nossos pais', que esteve no festival de Berlim e que Laís Dobansky apresentará em Lisboa, e 'Praça Paris', de Lúcia Murat, com a atriz Joana de Verona.

'Uma vida sublime', de Luís Diogo, 'Aparição', de Fernando Vendrell, e a coprodução luso-brasileira 'Vazante', de Daniela Thomas, também serão mostradas em Lisboa, em competição.

No documentário foram selecionados, entre outros, os filmes portugueses 'A casa', de Rui Simões, 'Humberto Delgado - Relâmpago no céu azul', de Jaime Serôdio e José Jorge Letria, e 'Serviçais das memórias à identidade', produção são-tomense de Nilton Medeiros.

Entre as 16 curtas-metragens em competição estão 'África na Europa', de Atcho Express (Guiné-Bissau), 'O Bêbado', de Nelson Custódio (Cabo Verde), 'A gis', de Thiago Carvalhaes (Brasil), 'A língua', de Adriana Martins da Silva (Portugal), e '100 Dias', de Nuno Barreto (Angola).

Destaque ainda para 'Kizomba sem Fronteira', documentário de Batista João e que é uma coprodução entre Angola, Portugal, Espanha, Suíça e Holanda.

Este ano o FESTin será parceiro do Guiões -- Festival de Roteiros de Língua Portuguesa que, de 02 a 04 de março, promove um encontro entre guionistas da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa.

Em parceria com o LusophoneFilmFest, o FESTin terá alguns dos filmes programados em exibição em países como Quénia, Tanzânia, Tailândia, Austrália, Camboja e ainda em Macau, na China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório