Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Escultor Rui Sanches apresenta exposição 'ECO' na Travessa da Ermida

O escultor Rui Sanches vai apresentar a exposição 'ECO', com uma estrutura em madeira e ferro, a partir de 02 de dezembro, que irá encerrar o programa expositivo da Travessa da Ermida, em Lisboa.

Escultor Rui Sanches apresenta exposição 'ECO' na Travessa da Ermida
Notícias ao Minuto

12:15 - 17/11/17 por Lusa

Cultura Arte

A exposição, que é inaugurada às 18:00 desse dia, ficará patente até 30 de dezembro na capela da Travessa da Ermida, em Belém.

O volume central da escultura, uma sucessão de placas de madeira sobrepostasl, que formam um paralelepípedo, está situado aproximadamente ao nível dos olhos do observador, e é continuado, para cima e para baixo, por estruturas metálicas com o mesmo perímetro, segundo uma descrição da Travessa da Ermida.

"Este volume tem, numa das faces, um arco aberto e, através dele, podemos ver o seu interior: um espaço cavernoso, iluminado pela luz que entra pelo plano superior, onde se distingue, entre outras formas, algo que evoca uma figura", acrescenta.

Nascido em Lisboa, em 1954, Rui Sanches estudou no Goldsmiths' College, em Londres, e na Yale University, New Haven, nos Estados Unidos da América.

Em 1984 expôs pela primeira vez o seu trabalho na Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas Artes e na Galeria Diferença, em Lisboa.

Desde então realizou mais de quarenta exposições individuais, das quais se destacam a exposição retrospetiva no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (2001), a exposição 'MUSEUM' no Museu Nacional de Arte Antiga (2008) e 'Dentro do desenho', na Fundação Carmona e Costa (2014), todas em Lisboa.

Participou em dezenas de exposições coletivas, em Portugal e no estrangeiro.

O seu trabalho está representado nas principais coleções públicas portuguesas e em várias coleções estrangeiras, nomeadamente no Museu Gulbenkian, Coleção Moderna, na Fundação EDP e na Coleção Berardo, em Lisboa, na Fundação de Serralves, no Porto, no Museum Van Hedendaagse Kunst Antwerp, na Holanda, e no Museu Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporâneo, em Badajoz, em Espanha, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório