Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

"Maior edição de sempre" do Festival Porta-Jazz em dezembro

Vários locais do Porto acolhem, de 2 a 9 de dezembro, o festival Porta-Jazz, que inclui concertos, apresentações de discos, oficinas e 'jam sessions', naquela que será "a maior edição de sempre", foi hoje anunciado.

"Maior edição de sempre" do Festival Porta-Jazz em dezembro
Notícias ao Minuto

19:15 - 14/11/17 por Lusa

Cultura Porto

Na nova edição do Porta-Jazz, irão participar "70 músicos profissionais, 20 dos quais estrangeiros, numa programação composta por 17 concertos entre estreias e parcerias artísticas".

"O Rivoli, a Casa da Música, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Passos Manuel e a Sala Porta-Jazz -- sede da associação - vão ser os palcos da 8.ª edição do festival", refere a organização num comunicado hoje divulgado, acrescentando que "haverá ainda oficinas na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e um encontro de escolas de jazz no Conservatório de Música do Porto".

Assim, ao longo de uma semana, em sete espaços diferentes, "será possível ficar a conhecer uma geração de artistas emergentes, compositores e intérpretes com especial destaque para o trabalho original realizado por músicos sediados no Porto e suas parcerias com músicos de outros pontos do país e estrangeiro".

Nas parcerias, "este ano, as atenções viram-se para o projeto Mirrors (Guimarães Jazz/Porta-Jazz #3) que cruza música com artes plásticas e será apresentado dia 5 no Passos Manuel, o Eduardo Cardinho Group (Portugal/Holanda) dia 7 no Rivoli e o Lama (Portugal/Canadá) e Porto-Barcelona Connection feat. Marco Mezquida, dia 8, também no Rivoli".

No âmbito de um intercâmbio da Associação Porta-Jazz com a associação de músicos AMR, de Genebra (Suíça), atuam no dia 2 na Sala Porta-Jazz o Gysler-Perez-Nick Trio e Controvento.

"De França vem In Love With de Sylvain Darryfourcq, que tocam dia 3 na Casa da Música; de Cuba, Ariel Bringuez Quarteto apresenta 'Jazzing the Classics' dia 6 na FEUP; e de Portugal poderá ver-se ao vivo Ricardo Toscano Quarteto, dia 7, e Axes, dia 8, no Rivoli; e The Nada, dia 2, na Sala Porta-Jazz", lê-se no comunicado.

A organização destaca ainda "a apresentação ao vivo de três novos discos com o selo Carimbo Porta-Jazz: 'Analog' do Coreto, dia 3 na Casa da Música; 'Lascas' de Bode Wilson e 'Origens' de Ricardo Formoso, dia 9 na Sala Porta-Jazz".

O festival Porta-Jazz, que acontece anualmente desde 2010, "resultado do trabalho desenvolvido pela Associação Porta-Jazz e respetiva editora, Carimbo Porta-Jazz, é uma oportunidade para ouvir, ver e viver o pulsar de uma comunidade altamente criativa e que muito tem contribuído para a dinâmica cultural de Portugal".

Os bilhetes para os concertos estão à venda nos locais onde decorrem os mesmos. A entrada é gratuita para os membros da Associação Porta-Jazz.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório